:

O que fazer para continuar contribuindo com INSS após ser demitida?

Índice:

  1. O que fazer para continuar contribuindo com INSS após ser demitida?
  2. Quanto tempo a empresa pode atrasar o INSS?
  3. O que é período de graça e quando ocorre efetivamente a perda da qualidade de segurado?
  4. O que devo fazer para voltar a pagar o INSS?
  5. Onde calcular INSS atrasado?
  6. Como calcular o juros do INSS atrasado?
  7. O que fazer se a empresa não pagou o INSS?
  8. Como recolher INSS atrasado a mais de 5 anos?
  9. Quais são os códigos do INSS?
  10. Qual a modalidade de pagamento do INSS?
  11. Qual a diferença entre os códigos 1406 e 1473?
  12. Qual o documento que preenche o INSS?

O que fazer para continuar contribuindo com INSS após ser demitida?

Para conseguir guia de recolhimento pela internet, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site Meu INSS faça seu login ou cadastre-se.
  2. Vá até o final da página.
  3. Clique em “emitir guia de pagamento (GPS)”
  4. Assim que aparecer um aviso clique em “continuar
  5. Selecione a categoria (facultativo ou contribuinte individual).

Quanto tempo a empresa pode atrasar o INSS?

contribuintes individuais e MEIs podem pagar até 5 anos de contribuições atrasadas, sem ter que comprovar atividade; existe a possibilidade de pagar mais que 5 anos de recolhimentos atrasados, mas aí o segurado terá que comprovar a atividade que exercia perante o INSS.

O que é período de graça e quando ocorre efetivamente a perda da qualidade de segurado?

Período de graça é o lapso de tempo em que um segurado do INSS mantém essa qualidade sem estar realizando contribuições com a previdência. Ou seja, o cidadão pode gozar dos benefícios previdenciários sem estar efetuando recolhimentos mensais.

O que devo fazer para voltar a pagar o INSS?

Para voltar à condição de segurado é necessário cumprir a carência de 12 contribuições mensais ao INSS. Depois disso, a condição de segurado só será perdida se você ficar mais de seis meses sem contribuir.

Onde calcular INSS atrasado?

Será preciso ligar no 135 e pedir o serviço “Solicitar retroação da data de início da contribuição – DIC” É preciso comprovar atividade profissional. O segurado pode acompanhar o pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Como calcular o juros do INSS atrasado?

Ela consiste em 0,33% por cada dia de atraso do pagamento, limitado ao valor máximo de 20%, ou seja, à partir de 60 dias a multa será de 20% em cima no valor da GPS. Os juros serão da Selic, 1% por cada 30 dias de atraso.

O que fazer se a empresa não pagou o INSS?

A empresa que não pagou INSS cometeu um crime previsto no Código Penal, conforme o Artigo 168A: “Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional. Pena de reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos e multa.

Como recolher INSS atrasado a mais de 5 anos?

Para atrasos maiores do que cinco anos, as parcelas são consideradas prescritas. Nesse caso, o contribuinte deve comparecer à agência do INSS para comprovar o exercício do trabalho e fazer os recolhimentos.

Quais são os códigos do INSS?

  • Fui em 3 agências do INSS e cada um deu um "palpite" diferente : faça contribuição código 1007 anualmente / código 1007 com contribuição semestral / e agora código 1473 pagamento semestral. Todos disseram que é para pagamento a título de manutenção , em caso de acidente ,pensão,doença, etc.

Qual a modalidade de pagamento do INSS?

  • Este código é referente à modalidade que é paga do INSS, e pode diferenciar-se em relação ao contribuinte individual, recolhimento mensal ou trimestral, se o pagamento é facultativo ou não, dentre outros aspectos. Este dado é extremamente importante e deve ser inserido corretamente, pois senão há a possibilidade de ser necessária uma retificação.

Qual a diferença entre os códigos 1406 e 1473?

  • Por exemplo, os códigos 14, que na tabela da Receita Federal apenas se diferenciam devido ao segundo possuir a informação “Opção: Aposentadoria apenas por idade (art. de 06) – Recolhimento Mensal”. Ou seja, o segundo não depende do tempo de contribuição.

Qual o documento que preenche o INSS?

  • Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos. O GPS, Guia da Previdência Social, é o documento que preenchemos para realizar o pagamento do INSS.