Para que serve a navalha de Occam?
Índice:
- Para que serve a navalha de Occam?
- Quem é a navalha de Ockham?
- Qual a origem da Navalha de Occam?
- Por que a navalha não deve ser utilizada?
- Qual a relação entre Ockham e Tomás de Aquino?
Para que serve a navalha de Occam?
A navalha de Occam (também conhecida como a “lei da parcimônia”) é um princípio lógico onde a melhor solução é aquela que apresenta a menor quantidade de premissas possíveis. Uma navalha filosófica é uma ferramenta usada para eliminar opções improváveis em determinada situação. A de Occam é o exemplo mais famoso.
Quem é a navalha de Ockham?
- O termo “navalha” surgiu do pressuposto de cortar toda hipótese excedente, que não contribui em nada para uma teoria simples e eficaz. A denominação da Navalha de Occam surgiu por volta de 1850, em alusão a Guilherme de Ockham, filósofo inglês e frade franciscano nascido no vilarejo de Ockham.
Qual a origem da Navalha de Occam?
- Aventuras na História · Navalha de Occam: Entenda a origem do princípio filosófico que prega a simplicidade Conceito desenvolvido originalmente por Aristóteles é até hoje utilizado na metodologia científica Conceito desenvolvido originalmente por Aristóteles é até hoje utilizado na metodologia científica Matérias Notícias WebStories Curiosidades
Por que a navalha não deve ser utilizada?
- Para Peirce, a navalha é um bom princípio, mas não deve ser utilizada em todos os casos, pois, segundo o autor, o princípio de parcimônia poderia conduzir o incauto a um tremendo desastre. Na verdade, Peirce não aconselha o seu uso nas questões práticas, nas chamadas “crenças práticas”.
Qual a relação entre Ockham e Tomás de Aquino?
- Ockham, adverso a Agostinho e Tomás de Aquino, ao pensar a relação fé versus razão que motivou intensos debates na Medievalidade propõe, sob influência de seu mentor Duns Scotus, o que poderíamos chamar de “separabilidade entre fé e razão”.