Quando o calor latente age nas substâncias?
Índice:
- Quando o calor latente age nas substâncias?
- Qual a função do calor latente?
- O que é calor latente e como podemos calcular o calor latente de uma substância?
- Qual o calor latente de vaporização da substância?
- Qual é a diferença entre o calor sensível e calor latente?
- Qual é a diferença entre calor latente e calor específico?
- Quais são os tipos de calor latente?
- Qual a diferença entre calor específico e calor latente?
- Como é calculado o calor latente?
- Qual é o calor latente da água?
- Qual a origem do termo latente?
Quando o calor latente age nas substâncias?
Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. ... Essa quantidade de calor fornecida ou retirada de um corpo pode mudar o estado de agregação das moléculas do elemento, tornando viável a transformação de um estado físico.
Qual a função do calor latente?
Calor latente, também chamado de calor de formação, é a grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma unidade de massa de determinada substância deve receber ou ceder para mudar de fase, ou seja, passar do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e vice-versa.
O que é calor latente e como podemos calcular o calor latente de uma substância?
A quantidade de calor latente é determinada pelo produto da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L). A quantidade de calor necessária para que cada grama da substância sofra mudança de estado é chamada de calor latente de vaporização ou de fusão.
Qual o calor latente de vaporização da substância?
Tabela de calor latente
Transformação | Calor latente (cal/g) |
---|---|
Fusão (0 ºC) | 80 |
Solidificação (0 ºC) | -80 |
Vaporização (100 ºC) | 540 |
Condensação (100 ºC) | -540 |
Qual é a diferença entre o calor sensível e calor latente?
Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.
Qual é a diferença entre calor latente e calor específico?
Quando o calor fornecido ao material gera mudança em seu estado físico, ele é chamado de calor latente. ... Também chamado de calor específico, o calor sensível, determinado pela letra c (minúscula), é avaliado da seguinte forma:cal/g. °C.
Quais são os tipos de calor latente?
Assim, iremos estudar dois tipos de calor latente, o de fusão e o de vaporização.
- Calor latente de fusão: é quando uma substância passa da fase sólida para a fase líquida. ...
- Calor latente de vaporização: ocorre quando uma determinada substância passa do estado líquido para o gasoso.
Qual a diferença entre calor específico e calor latente?
- Obs: Diferente do calor latente, o calor específico considera a variação de temperatura (temperatura final menos a temperatura inicial) que ocorre no corpo. Além do calor específico, o calor sensível também provoca mudanças de temperatura. É uma grandeza diferente do calor latente, pois modifica a temperatura e não a mudança de estado.
Como é calculado o calor latente?
- O calor latente é calculado pela razão da quantidade de calor transferida na transformação isotérmica: As mudanças de fases em substâncias puras ocorrem em temperatura constante, mediante a absorção ou liberação de calor latente. Todas as substâncias puras apresentam uma curva de aquecimento parecida com a da figura abaixo:
Qual é o calor latente da água?
- Nas condições normais de temperatura e pressão, o calor latente da água, para suas diferentes mudanças de estado físico, é mostrado na tabela abaixo: De acordo com a tabela mostrada acima, são necessárias 80 calorias para congelarmos 1 grama de água que se encontre na temperatura de fusão (0 ºC).
Qual a origem do termo latente?
- Gráfico da variação de temperatura da água em função do tempo (fora de escala). A palavra latente vem do latim latēns que significa oculto. O termo foi usado pela primeira vez em 1761 por Joseph Black que deduziu que ao doar calor para um sistema água/gelo não causa o aumento de sua temperatura, e sim um aumento na quantidade de água na mistura.