:

Por que a cigarra canta no verão?

Índice:

  1. Por que a cigarra canta no verão?
  2. Qual época do ano as cigarras cantam?
  3. Como funciona o canto da cigarra?
  4. Será que o canto da Cigarra é verdade?
  5. Qual o significado da cigarra?
  6. Por que o canto serve para a reprodução da cigarra?

Por que a cigarra canta no verão?

Por que as cigarrascantam no verão? Porque é nessa situação que saem da terra para se reproduzir. Os sons estridentes e contínuos, não propriamente um melodioso canto, que elas emitem, são prerrogativa apenas dos machos.

Qual época do ano as cigarras cantam?

No Brasil, na época da primavera, as cigarras ficam em intensa agitação, e os machos que possuem aparelho estridulatório em seu abdome emitem sons para atrair as fêmeas. Cada espécie de cigarra tem um canto diferente, sendo que as maiores fazem mais barulho, principalmente nos dias mais quentes.

Como funciona o canto da cigarra?

  • No compartimento interno da barriga do macho, desenvolvem-se os músculos e os elementos que soltam o som do canto da cigarra, que serve para atrair a fêmea. Além disso, ele também canta quando é atacado ou capturado por inimigos naturais.

Será que o canto da Cigarra é verdade?

  • Uma delas é que o canto da cigarra é um prenúncio de chuvas e tempestades. Porém, é preciso checar essa informação para ver se isso é verdade e também precisamos entender de onde veio esse saber popular.

Qual o significado da cigarra?

  • Assim, o seu símbolo em amuleto, que é a cigarra em forma de jade, é muito simbólico e tem uma boa vibração em termos energéticos. Na mitologia grega, a cigarra era consagrada pelo Deus Apolo, conhecido como patrono da música.

Por que o canto serve para a reprodução da cigarra?

  • “Além de chamar as fêmeas para o ato de reprodução, o canto também serve para a identificação das espécies de cigarra. Há milhares delas e cada uma emite um som diferente”, afirma a especialista Nilza M. Martinelli, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade do Estado de São Paulo, em Jaboticabal.