O que é um AVE?
Índice:
- O que é um AVE?
- Quais as causas do AVC isquêmico?
- Quais os sintomas de um AVC isquêmico?
- Que é um AVE?
- Como ocorre o Ave?
- Quais são os tipos de AVC isquêmico?
- Qual a diferença entre AVC isquêmico e hemorrágico?
- Qual o tratamento de emergência para o AVC isquêmico?
O que é um AVE?
O Acidente Vascular Encefálico (AVE), também conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou derrame cerebral, é a interrupção brusca do fluxo de sangue para alguma região do cérebro, o que causa sintomas como paralisia de parte do corpo, dificuldade para falar, desmaio, tontura e dor de cabeça, dependendo do local ...
Quais as causas do AVC isquêmico?
O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).
Quais os sintomas de um AVC isquêmico?
Os sintomas ocorrem subitamente e podem incluir fraqueza muscular, paralisia, perda de sensibilidade ou sensibilidade anormal de um lado do corpo, dificuldade em falar, confusão, problemas com a visão, tonturas, perda de equilíbrio e coordenação.
Que é um AVE?
O acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi) representa 80% destas doenças. Sendo portanto, importante causa de morbimortalidade.
Como ocorre o Ave?
O AVE isquêmico acontece quando há obstrução arterial por embolia ou trombose, ou seja, a suspensão do fluxo sanguíneo em algum local do cérebro. O evento leva à morte das células, pois impossibilita a chegada de oxigênio à elas.
Quais são os tipos de AVC isquêmico?
- Existem cinco tipos de AVC isquêmico: AVC isquêmico lacunar: esse tipo de AVC isquêmico ocorre quando um trombo é formado em um pequeno vaso, devido a uma inflamação chamada lipo-hialinólise. É comum em pessoas que têm fatores de risco vasculares, como hipertensão.
Qual a diferença entre AVC isquêmico e hemorrágico?
- Qual a diferença entre AVC isquêmico ou hemorrágico? Ao contrário do AVC isquêmico, o AVC hemorrágico é mais raro e acontece quando um vaso no cérebro rompe e, por isso, o sangue não consegue passar corretamente. O AVC hemorrágico é mais comum em pessoas com pressão alta descontrolada, que estão tomando anticoagulantes ou têm algum aneurisma.
Qual o tratamento de emergência para o AVC isquêmico?
- Após o tratamento de emergência para AVC isquêmico, quando a condição se estabilizou, o tratamento se concentra na prevenção de outro AVC e na reabilitação das sequelas, com fonoterapeura,fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, e por vezes fisiatra. Durante a recuperação do AVC isquêmico, pode ser preciso aprender a gerir: NÃO PARE AGORA...