:

Para que serve o exame de alfa-fetoproteína?

Índice:

  1. Para que serve o exame de alfa-fetoproteína?
  2. O que significa alfa-fetoproteína alta?
  3. Qual a importância dos níveis de alfa feto proteína AFP e onde ela pode ser encontrada?
  4. O que significa AFP no exame de sangue?
  5. O que é Alfa Fetoproteina baixa?
  6. Como é realizado o exame de alfa-fetoproteína?
  7. Como é o exame AFP?

Para que serve o exame de alfa-fetoproteína?

A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína solicitada quando há a necessidade de investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado.

O que significa alfa-fetoproteína alta?

Em adultos, valores elevados de AFP (acima de 500 ng/mL) são observados em apenas três situações: CHC; Tumores de células germinativas (neoplasias localizadas nos testículos e ovários); Tumores com metástases para o fígado (com origem em outros órgãos).

Qual a importância dos níveis de alfa feto proteína AFP e onde ela pode ser encontrada?

Alfa feto proteína (AFP) é uma glicoproteína sintetizada pelo fígado, a AFP é a principal proteína do soro fetal, daí o seu nome, pois é produzida no desenvolvimento (morfogênese) do embrião e do feto. Passa ao sangue materno onde a sua taxa máxima é atingida por volta da 32ª semana de gravidez.

O que significa AFP no exame de sangue?

Alguns exames de sangue podem ajudar a diagnosticar tumores testiculares. Muitos cânceres de testículo secretam níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP) e gonadotropina coriónica humana (GCH). Quando estas proteínas (denominadas marcadores tumorais) estão presentes no sangue, sugerem a existência de um tumor maligno.

O que é Alfa Fetoproteina baixa?

Alfa-fetoproteína (normal < 10ng/ml): é uma proteína do sangue que pode estar aumentada em caso de cirrose e de câncer no fígado, como o hepatocarcinoma. Tumores menores que dois centímetros raramente aumentam a alfa-fetoproteína do sangue.

Como é realizado o exame de alfa-fetoproteína?

Basicamente, o exame é feito a partir de coletas de sangue, apesar de já existir um modelo que colhe a substância a partir da urina. O teste feito pelo sangue é executado no soro materno, usando o sangue venoso.

Como é o exame AFP?

O que detecta: A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína cuja dosagem pode ser solicitada para investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado. Valor de referência: Geralmente quando existem alterações malignas o valor é superior a 1000 ng/ml.