:

Como é feito o cálculo do índice pluviométrico?

Índice:

  1. Como é feito o cálculo do índice pluviométrico?
  2. Como é a medida da chuva?
  3. Qual a duração da chuva?
  4. Qual o parâmetro de intensidade da chuva?
  5. Como calcular o volume da chuva?

Como é feito o cálculo do índice pluviométrico?

O índice é calculado em milímetros. Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

Como é a medida da chuva?

  • Primeiramente, vamos entender um pouquinho como é medida a chuva. Isso mesmo, como medimos a quantidade de água que cai do céu (também conhecida como precipitação). Existem várias métricas associadas à chuva, como intensidade, frequência e duração. Primeiro, vamos nos ater uma medida específica: a pluviosidade.

Qual a duração da chuva?

  • A duração da chuva é simplesmente o período de tempo contado desde o início até o fim da precipitação (hora ou minuto). De acordo com Alerta Rio, a intensidade de precipitação pode ser classificada: Pancadas de chuva: Precipitação intensa ocorrida em curto período de tempo e espacialmente restrita.

Qual o parâmetro de intensidade da chuva?

  • - Se em 1 m² chover pelo menos 25 mm por hora, a chuva é considerada forte e merece uma atenção maior - explica o professor Valdo. Os parâmetros de intensidade são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm, a chuva é considerada fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Como calcular o volume da chuva?

  • Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m 2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros. Assim, o volume da chuva será dado por: V = (área da base) x altura V = 1 x 0,1 = 0,1 m 3