Como usar !?
Índice:
- Como usar !?
- O que significa dois pontos de exclamação?
- Qual o ponto de exclamação?
- Quais são os pontos de interrogação e de exclamação?
- Qual a recorrência do uso do ponto de exclamação?
- Quais são os pontos de exclamação no modo imperativo?
Como usar !?
Podemos usar em frases como “O que você está fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”. Esse uso também é comum para expressar dúvida e espanto: “Quê?!”. Podemos até mesmo repetir um sinal diante de uma besteira muito grande, por exemplo: “Hein?!!”.
O que significa dois pontos de exclamação?
De tal modo, o ponto de exclamação é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo. Ou seja, ele é empregado no final de frases exclamativas que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros.
Qual o ponto de exclamação?
- A exclamação é o ato ou efeito de exclamar. É um termo que vem do latim exlamatiŏne. Pode, por exemplo, ser um grito súbito de admiração, de prazer, de espanto, de horror (podendo também ser uma interjeição). Portanto, o ponto de exclamação visa expressar sentimentos ou emoções e acompanha interjeições.
Quais são os pontos de interrogação e de exclamação?
- Tanto o ponto de interrogação como o de exclamação possuem, na essência, o mesmo valor do ponto final. Ou seja, eles são utilizados no final de frases para indicar o término do discurso. Para tanto, nas frases que apresentem mais de um ponto de exclamação ou interrogação, normalmente, são empregadas as letras maiúsculas, por exemplo:
Qual a recorrência do uso do ponto de exclamação?
- Então, foi notório na literatura romanista a recorrência do uso do ponto de exclamação. O famoso poema abolicionista do poeta Castro Alves “O Navio Negreiro - Tragédia no Mar” narra o sofrimento dos africanos durante a travessia oceânica até as colônias portuguesas.
Quais são os pontos de exclamação no modo imperativo?
- No entanto, há alguns casos em que os pontos de exclamação são empregados no início da frase e depois do chamamento: Lúcia! Venha para a festa. Ou ainda podem aparecer numa frase que tem somente a expressão de chamamento: Pessoal! Os verbos no modo imperativo indicam uma ordem, orientação, conselho ou pedido.