O que precisa para ser doador de medula óssea?
Índice:
- O que precisa para ser doador de medula óssea?
- Como é a compatibilidade de medula óssea?
- Quais os possíveis riscos para o paciente e para o doador?
- Quem pode receber medula óssea?
- Quem usa droga pode doar medula?
- Qual a importância da doação de medula óssea?
- Quem não pode registar-se como dador de medula óssea?
- Qual a medula óssea?
- Como fazer um transplante de medula óssea?
O que precisa para ser doador de medula óssea?
Para o cadastramento, o doador deve apresentar um documento original de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária a coleta de uma amostra de sangue (5 ml) para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante.
Como é a compatibilidade de medula óssea?
Esta compatibilidade é determinada por um conjunto de genes localizados no cromossomo 6, que devem ser iguais entre doador e receptor. A análise de compatibilidade é realizada por meio de testes laboratoriais específicos, a partir de amostras de sangue do doador e receptor, chamados de exames de histocompatibilidade.
Quais os possíveis riscos para o paciente e para o doador?
A boa evolução durante o transplante depende de vários fatores: o estágio da doença (diagnóstico precoce), o estado geral e as boas condições nutricionais e clínicas do paciente, além, é claro, do doador ideal. Os principais riscos se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento.
Quem pode receber medula óssea?
Para quem quer ser doador, existem alguns requisitos, como ter uma boa saúde (sem doenças infecciosas, como hepatite, Chagas, HIV, sífilis e outros problemas como diabetes, câncer e doenças específicas do sangue) e ter entre 18 e 55 anos para fazer o cadastro, mas ele pode ser chamado até os 60 anos, como lembrou o ...
Quem usa droga pode doar medula?
Situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis como múltiplos parceiros sexuais ou consumo de drogas por exemplo: impede a doação durante 12 meses; Realização de tatuagem, colocação de algum piercing ou realização de algum tratamento de acupuntura ou mesoterapia: impede a doação durante 4 meses.
Qual a importância da doação de medula óssea?
- A doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com doenças que comprometem a produção normal de células sanguíneas, como as leucemias, além de portadores de aplasia de medula óssea e síndromes de imunodeficiência congênita.
Quem não pode registar-se como dador de medula óssea?
- Quem não se pode registar como Dador de Medula óssea no Registo Português? Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelos menos uma das seguintes condições: Não ter residência estabelecida em Portugal. Se tiver dúvidas sobre os critérios de exclusão consulte o site do ipst.pt ou ligue para o 217504100.
Qual a medula óssea?
- A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
Como fazer um transplante de medula óssea?
- Depois de um tratamento que destrói sua própria medula óssea com quimioterapia e/ou radioterapia, o paciente receberá a nova medula por meio de uma transfusão. Em três semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas. Veja mais informações na página sobre transplante de medula óssea.