:

O que é especificidade de um farmaco?

Índice:

  1. O que é especificidade de um farmaco?
  2. Qual a diferença de seletividade e especificidade?
  3. O que é afinidade do fármaco?
  4. O que é um fármaco agonista?
  5. Qual a importância da especificidade de um fármaco?
  6. O que é seletividade de um fármaco?
  7. Qual a diferença de um medicamento seletivo e não seletivo?
  8. Qual a diferença entre sensibilidade e especificidade de um teste?
  9. O que é afinidade fármaco receptor?
  10. Quais as formas de ação do medicamento?
  11. Qual é o conceito de especificidade?
  12. Quais são os medicamentos?
  13. Quais são os medicamentos utilizados para a finalidade?
  14. Qual a função simbólica do medicamento?

O que é especificidade de um farmaco?

Especificidade: pode ser considerada como uma forma extrema de seletividade onde nenhum aumento na concentração da molécula será suficiente para ativar o(s) outro(s) processo(s). apenas seletivos, em vez de específicos, em suas ações” (Von Zastrow, 2012).

Qual a diferença de seletividade e especificidade?

O termo especificidade, muitas vezes utilizado como sinônimo de seletividade, define a capacidade do método em detectar o analito de interesse na presença de outros componentes da matriz. Já a seletividade refere-se à capacidade de detecção de substâncias (5,12-13).

O que é afinidade do fármaco?

A afinidade é a atração mútua ou a força da ligação entre uma droga e seu alvo, seja um receptor ou enzima. A atividade intrínseca é uma medida da capacidade da droga em produzir um efeito farmacológico quando ligada ao seu receptor.

O que é um fármaco agonista?

Na farmacologia, agonista refere-se às ações ou estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. ... Agonista inverso causa uma ação oposta do agonista.

Qual a importância da especificidade de um fármaco?

Para que uma droga seja de algum modo útil como instrumento terapêutico ou científico, ela deve atuar de modo seletivo sobre determinadas células e tecidos. Ou seja, deve exibir elevado grau de especificidade relativa ao sítio de ligação.

O que é seletividade de um fármaco?

A seletividade é o grau em que um medicamento age em um dado local em relação a outros locais. Medicamentos relativamente não seletivos afetam muitos tecidos ou órgãos diferentes.

Qual a diferença de um medicamento seletivo e não seletivo?

A seletividade é o grau em que um medicamento age em um dado local em relação a outros locais. Medicamentos relativamente não seletivos afetam muitos tecidos ou órgãos diferentes.

Qual a diferença entre sensibilidade e especificidade de um teste?

Sensibilidade (s) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e doente de ter seu teste alterado (positivo). Especificidade (e) - é a probabilidade de um indivíduo avaliado e normal ter seu teste normal (negativo).

O que é afinidade fármaco receptor?

A capacidade do fármaco em afetar um determinado receptor relaciona-se à afinidade do fármaco (probabilidade de ocupar um receptor a qualquer instante) e à eficácia intrínseca (atividade intrínseca — grau em que o ligante ativa receptores e conduz à resposta celular).

Quais as formas de ação do medicamento?

- Ação Sistêmica: para aqueles que atingem a circulação; - Ação Remota: nos casos em que a ação do medicamento em um alvo interfere no funcionamento de outro; - Ação Local/geral: quando a droga produz efeito no ponto de aplicação, sendo absorvida posteriormente para ter ação sistêmica.

Qual é o conceito de especificidade?

  • Especificidade: pode ser considerada como uma forma extrema de seletividade onde nenhum aumento na concentração da molécula será suficiente para ativar o(s) outro(s) processo(s). E na prática? De forma bem pragmática, poderíamos dizer que o conceito de especificidade é um caso extremo, quase que utópico, de seletividade.

Quais são os medicamentos?

  • Medicamentos são produtos que tem a finalidade de diagnosticar, prevenir, curar doenças ou então aliviar os seus sintomas. Ao utilizarem-se medicamentos é importante ter clara a ação esperada.

Quais são os medicamentos utilizados para a finalidade?

  • Ao utilizarem-se medicamentos é importante ter clara a ação esperada. A maior parte dos medicamentos é usada para esta finalidade. Neste grupo estão os medicamentos que atuam contra dor, febre, inflamação, tosse, coriza, vômitos, náuseas, ansiedade, insônia, etc.

Qual a função simbólica do medicamento?

  • A função simbólica do medicamento está associada a uma série de variáveis, entre as quais o tipo de problema para o qual se busca tratamento: o conteúdo simbólico da insulina no tratamento da diabetes é pequeno se comparado ao valor simbólico nos tratamentos com vitaminas, tranquilizantes ou analgésicos.