:

Como saber a minha cor ou raça?

Índice:

  1. Como saber a minha cor ou raça?
  2. Qual o documento que comprove a cor?
  3. Qual a origem da pessoa que se declara parda?
  4. Qual a origem do termo pardo?
  5. Quais são os tipos de Pardo?
  6. Qual a origem da raça parda?

Como saber a minha cor ou raça?

O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.

Qual o documento que comprove a cor?

certidão de nascimento (SEPPIR e assemelhados devem tratar com os cartórios de registro civil sobre o registro do quesito cor; a título de urgência, pode-se o[a] candidato[a] poderá requerer no cartório uma certidão de "inteiro teor"); 3.

Qual a origem da pessoa que se declara parda?

  • "Normalmente são as pessoas que se classificam como ‘morenas’ ou ‘mulatas’, mas isso depende na região", afirma. O pesquisador diz ainda que nas regiões Sul e Sudeste, a população que se declara parda normalmente é de origem africana.

Qual a origem do termo pardo?

  • De acordo com informações dadas pela gerência do Instituto “ o termo pardo remete a uma miscigenação de origem preta ou indígena com qualquer outra cor ou raça. Alguns movimentos negros utilizam preto e pardo para substituir o negro e alguns movimentos indígenas usam indígenas e pardos para pensar a descendência indígena.

Quais são os tipos de Pardo?

  • São alguns tipos de pardo: Os filhos de negros e indígenas. É sempre importante lembrar que essa é uma classificação do IBGE que apresenta definições para as cinco nomenclaturas e que cada um tem a liberdade de dizer como se classifica, além disso, a classificação é feita baseada apenas em origem e não envolve características físicas.

Qual a origem da raça parda?

  • No geral, os traços fenotípicos do pardo são uma mistura entre os dos negros, brancos, indígenas, asiáticos, etc., portanto, da sua ascendência familiar. Como sabido, a raça parda é composta por indivíduos por vezes muito distintos pois, para ser pardo, basta ter diferentes ascendências.