:

O que é o edema?

Índice:

  1. O que é o edema?
  2. Como descrever um edema?
  3. Qual a função do edema?
  4. O que é um edema localizado?
  5. O que é o edema inflamatório?
  6. Quais são as principais causas do edema cerebral?
  7. Como se caracteriza o edema?
  8. Quais doenças podem causar edema?
  9. Quais são os edemas localizados?
  10. Como ocorre a formação de edema?

O que é o edema?

Edema é o nome médico dado ao inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano.

Como descrever um edema?

O edema ou “inchaço”, como é popularmente chamado, é definido como um aumento de volume devido ao acúmulo de líquido no espaço intersticial em qualquer parte do corpo (SELIGMAN, 2013). O edema de membros inferiores é um sinal comum e pode ser um achado de um sério problema de saúde (GOROLL; MULLEY, 2006).

Qual a função do edema?

Edema é o acúmulo de líquido no tecido subcutâneo que ocorre quando os fluidos dentro dos vasos sanguíneos ou linfáticos extravasam para a pele. É constituído por uma solução de sais e proteínas do sangue, que variam de acordo com a causa do edema.

O que é um edema localizado?

O edema pode ser generalizado, quando ocorre por todo o corpo, ou localizado, quando se limita a uma região. Ele pode ocorrer em qualquer parte do nosso organismo, sendo comum na região de pernas e pés. Em alguns casos, o edema pode ocorrer nos pulmões, fígado e cérebro, sendo mais grave nessas ocasiões.

O que é o edema inflamatório?

O edema do tipo inflamatório é aquele em que se dá por aumento da permeabilidade vascular, em resposta à liberação de citosinas inflamatórias. Essas substâncias têm capacidade de vasodilatação e formação de resposta inflamatória tecidual.

Quais são as principais causas do edema cerebral?

As causas mais comuns do edema cerebral são: Infecções cerebrais; Tumor cerebral; Acidente vascular cerebral (AVC, tanto isquêmico quanto hemorrágico); Traumatismos cranioencefálicos (pancadas, traumas na cabeça).

Como se caracteriza o edema?

  • O edema caracteriza-se pelo aumento da quantidade de líquido intersticial em um tecido ou então no interior de uma cavidade. O líquido acumulado no edema é formado por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma sanguíneo. O edema pode ser generalizado, quando ocorre por todo o corpo, ou localizado, quando se

Quais doenças podem causar edema?

  • As principais doenças responsáveis por causar edema, podem surgir devido a 4 tipos de alterações do corpo, como: 1. Aumento da pressão capilar O aumento da pressão capilar normalmente é causado pela obstrução de veias, que pode acontecer pelo acúmulo de gordura, trombos ou por compressão externa, devido a roupas muito apertadas, por exemplo.

Quais são os edemas localizados?

  • Os edemas localizados podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais visível quando aparece nas pernas. Contudo, elas podem aparecer em qualquer órgão, havendo por exemplo edema cerebral, edema de língua, edema pulmonar, entre outros.

Como ocorre a formação de edema?

  • Como vimos atrás, há várias causas possíveis para a formação de um edema, estando principalmente relacionados com a diminuição da pressão oncótica, aumento da pressão hidrostática, aumento da permeabilidade das paredes dos vasos sanguíneos, e por fim, e menos comum, devido à obstrução de vasos linfáticos.