:

Como fazer uma audiência de conciliação?

Índice:

  1. Como fazer uma audiência de conciliação?
  2. Quanto tempo demora para sair a sentença depois da audiência?
  3. O que acontece se não houver acordo na audiência de conciliação?
  4. Precisa de advogado em audiência de conciliação?
  5. Qual o objetivo da conciliação judicial?
  6. Como proceder na designação da audiência de conciliação?
  7. Qual a finalidade da audiência de conciliação ou de mediação?
  8. Qual a alegação genérica para a audiência de conciliação?
  9. Como preparar para uma audiência de conciliação trabalhista?

Como fazer uma audiência de conciliação?

Se a audiência de conciliação for presencial você deve saber que:

  1. Deve chegar com antecedência ao local para confirmar em qual sala acontecerá a sua audiência;
  2. No horário da audiência acontece o pregão, ou seja, momento em que as partes são chamadas para o ato pelo conciliador ou serventuário da Justiça;

Quanto tempo demora para sair a sentença depois da audiência?

Claro que, dependendo da complexidade da demanda, o juiz poderá conceder prazo para que as partes apresentem suas alegações finais em forma de memoriais, ou seja, escrita. Nesse caso, a sentença, obviamente, não poderá ser proferida após a audiência, devendo ser feita em um prazo de 10 dias.

O que acontece se não houver acordo na audiência de conciliação?

Se não houver acordo, será marcada uma nova audiência, chamada de instrução, para ouvir as testemunhas (se houver) e depois, se também não houver acordo, o processo irá para sentença (decisão do juiz). ...

Precisa de advogado em audiência de conciliação?

Preciso de um advogado para ir na audiência de conciliação? Sim, pelo que determina a lei, o acompanhamento de um advogado ou defensor público é obrigatório, porém, na prática, muito juízes aceitam a presença da parte sem advogado.

Qual o objetivo da conciliação judicial?

Na conciliação, o objetivo é o acordo, ou seja, as partes, mesmo adversárias, devem chegar a um acordo para evitar um processo judicial.

Como proceder na designação da audiência de conciliação?

  • Se o autor não tiver interesse na designação da audiência de conciliação, deverá indicar, na petição inicial, o seu desinteresse na autocomposição. O réu deverá fazê-lo, também por petição, apresentada com 10 dias de antecedência da data da audiência (art. 334, §5º).

Qual a finalidade da audiência de conciliação ou de mediação?

  • A implantação da audiência de conciliação ou de mediação logo no início do procedimento comum constitui natural projeção de um dos pontos basilares do modelo processual desenhado pelo Código de Processo Civil, representado pelo incentivo às soluções consensuais dos conflitos.”

Qual a alegação genérica para a audiência de conciliação?

  • Não pode ser tida como suficiente a mera alegação genérica para afastar, automaticamente a designação da audiência de conciliação, sobretudo considerando ser um dos princípios basilares do nosso diploma processualista atual .

Como preparar para uma audiência de conciliação trabalhista?

  • Indico os seguintes artigos: 1 Como se preparar para uma audiência de conciliação trabalhista 2 Mediação, conciliação e arbitragem: entenda as diferenças 3 Perempção: como funciona nos processos civil, penal e trabalhista 4 Entenda o que é a exceção de pré-executividade no Novo CPC More ...