:

O que é uma coisa paradoxal?

Índice:

  1. O que é uma coisa paradoxal?
  2. Como entender o conceito de paradoxo?
  3. Qual a solução para esse paradoxo?
  4. Qual é a versão mais forte do paradoxo?
  5. Como é a identificação de paradoxos?

O que é uma coisa paradoxal?

Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo. Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato.

Como entender o conceito de paradoxo?

  • Exemplo de Paradoxo. Para entender melhor o conceito de paradoxo, vejamos a seguir, o soneto do português Luís Vaz de Camões (1524-1580). O escritor utiliza o paradoxo como principal figura de linguagem, ao unir ideais contraditórias que, por sua vez, apresentam uma coerência: Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se ...

Qual a solução para esse paradoxo?

  • Formalizada durante o século XX, uma perspectiva matemática diz que a solução para esse paradoxo é aceitar uma soma bem louca: metade de alguma coisa, somada a um quarto, e então a um oitavo, depois a um dezesseis avos e assim por diante, tendo como resultado o número 1. Seria como dizer que 0,999 (e assim infinitamente) seria igual a 1.

Qual é a versão mais forte do paradoxo?

  • Não se sabe qual versão do paradoxo é a mais forte. Em 1950, enquanto trabalhava no Laboratório Nacional de Los Alamos, o físico Enrico Fermi teve uma discussão casual enquanto caminhava para o almoço com seus colegas Emil Konopinski, Edward Teller e Herbert York.

Como é a identificação de paradoxos?

  • A identificação de paradoxos tem auxiliado o progresso da ciência, matemática e da filosofia. Na filosofia, paradoxo é um termo consagrado pelos filósofos estoicos para designar o que é aparentemente contraditório, mas que, apesar de tudo, tem sentido.