:

O que é regime de semiliberdade ECA?

Índice:

  1. O que é regime de semiliberdade ECA?
  2. O que é inserção em regime de semiliberdade?
  3. O que é uma medida de semiliberdade?
  4. Quais as regras sobre a medida socioeducativa de semiliberdade previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente?
  5. Quais são as medidas socioeducativas previstas no ECA?
  6. Qual a diferença entre internação e semiliberdade?
  7. O que diz o artigo 122 do ECA?
  8. Quais são os tipos de medidas socioeducativas?
  9. Qual a diferença entre LA e PSC?
  10. Quais os objetivos das medidas socioeducativas descritas no ECA?

O que é regime de semiliberdade ECA?

Semiliberdade (Artigo 120 do ECA) Ela consiste em colocar o adolescente em uma casa de internação durante os dias da semana para cumprimento de atividades pedagógicas e formativas. ... Fonte: Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei – 2016.

O que é inserção em regime de semiliberdade?

A semiliberdade é o regime que antecede à privação da liberdade em termos de cerceamento do direito de ir e vir do educando. ... A semiliberdade é uma forma mitigada de institucionalização, uma vez que, em parte do tempo o educando estará efetivamente privado do seu direito de ir e vir.

O que é uma medida de semiliberdade?

Semiliberdade é a medida socioeducativa imposta, por meio de sentença, a adolescentes em conflito com a lei pela Vara da Infância e da Juventude-VIJ e acompanhada pela Vara de Execução de Medidas Socioeducativas-VEMSE em respeito à dignidade e condição da pessoa humana em situação peculiar desenvolvimento.

Quais as regras sobre a medida socioeducativa de semiliberdade previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente?

A semiliberdade é classificada como uma medida restritiva de liberdade, e não pode ser objeto de remissão, nos termos do art. 127 do ECA, só podendo ser determinada, mediante o devido processo legal, no qual certificado ao adolescente o direito à ampla defesa e ao contraditório.

Quais são as medidas socioeducativas previstas no ECA?

112, do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece como medidas socioeducativas a advertência, a obrigação de reparar o dano; a prestação de serviços à comunidade; a liberdade assistida; a inserção em regime de semiliberdade; a internação em estabelecimento educacional, além de outras medidas de proteção.

Qual a diferença entre internação e semiliberdade?

"'(...) a diferença entre as duas medidas é mais quantitativa do que qualitativa resulta também do fato de que no caso da internação como no de semiliberdade é prevista a realização de atividades externas, com a única diferença de que, no primeiro caso, e não no segundo, o juiz pode impedir a realização de tais ...

O que diz o artigo 122 do ECA?

- A medida de internação só poderá ser aplicada quando: I - tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; II - por reiteração no cometimento de outras infrações graves; III - por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

Quais são os tipos de medidas socioeducativas?

112, do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece como medidas socioeducativas a advertência, a obrigação de reparar o dano; a prestação de serviços à comunidade; a liberdade assistida; a inserção em regime de semiliberdade; a internação em estabelecimento educacional, além de outras medidas de proteção.

Qual a diferença entre LA e PSC?

A execução das medidas socioeducativas em meio aberto se dá pela atividade de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e pela Liberdade Assistida (LA). Em meio fechado elas ocorrem nas modalidades de Semiliberdade ou Internação. ... Já o adolescente pode receber as medidas de proteção, bem como as socioeducativas.

Quais os objetivos das medidas socioeducativas descritas no ECA?

De acordo com a lei que instituiu o SINASE, as medidas socioeducativas estabelecidas pelo ECA têm como objetivo: ... A desaprovação da conduta infracional, efetivando as disposições da sentença como parâmetro máximo de privação de liberdade ou restrição de direitos, observados os limites previstos em lei.