:

O que é um olhar de estranhamento da realidade?

Índice:

  1. O que é um olhar de estranhamento da realidade?
  2. O que quer dizer Desnaturalizaçao ou estranhamento da realidade?
  3. Quando ocorre o processo de estranhamento?
  4. O que significa desnaturalização da realidade?
  5. O que é espanto ou estranhamento?
  6. Qual a importância de entender o estranhamento da realidade?
  7. O que é o estranhamento e a desnaturalização senão o Confrontar-se *?
  8. Como ocorre o processo de estranhamento da sociedade?
  9. Por que o estranhamento ocorre?
  10. Qual é o ato de estranhar?
  11. Como fazer uma ponte entre estranhamento e desnaturalização?

O que é um olhar de estranhamento da realidade?

Estranhamento da realidade é uma "desnaturalização da realidade", é olhar para a sociedade, para os fatos e pessoas e não ter as "prenoções" sobre o que se vê, entende? É ter que não esperar o que se acha comum, o que aprendemos com o cotidiano.

O que quer dizer Desnaturalizaçao ou estranhamento da realidade?

Estranhamento e desnaturalização compreendem conceitos bastante relacionados dentro da Sociologia. O estranhamento se refere ao ato de inconformidade com situações grotescas e de repúdio, o que apenas potencializa a desnaturalização destes processos.

Quando ocorre o processo de estranhamento?

O estranhamento pode ocorrer sobre apreensões, interpretações da cotidianidade, sobre argumentações embasadas no senso comum. Debruçar-se sobre o senso comum é condição para compreender o indivíduo e os grupos nos seus modos de concepções e ações nos espaços que constituem e que atravessam.

O que significa desnaturalização da realidade?

Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. ... É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.

O que é espanto ou estranhamento?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Ato ou efeito de estranhar(-se). 2 Surpresa, admiração, espanto face ao que não é comum ou habitual ou, ainda, totalmente inesperado; estranheza. 3 Sentimento de rejeição a algo ou a alguém que é diferente, que não se conhece, que não é familiar; aversão, repulsa.

Qual a importância de entender o estranhamento da realidade?

O estranhamento possibilita o início de um movimento capaz de caminhar para além das interpretações marcadas pelo senso comum. Surge como uma maneira de se começar a estruturar o objetivo de uma análise sistemática da realidade.

O que é o estranhamento e a desnaturalização senão o Confrontar-se *?

O que é o estranhamento e a desnaturalização senão o confrontar-se? ... Estranhamento/desnaturalização como ato pedagógico visa a ampliação da visão de mundo e horizontes de expectativas de si nas relações sociais, pois contribui para o protagonismo ao desestabilizar e rearticular.

Como ocorre o processo de estranhamento da sociedade?

O movimento do estranhamento é o ato de estranhar no sentido de se admirar, de se espantar diante de algo que não se tem conhecimento ou costume; pode-se alcançar o “estranho” ao perceber algo ou alguém de forma diferente do que se conhece, ao assombrar-se em função do desconhecimento de certos fatores, ao se sentir ...

Por que o estranhamento ocorre?

  • Estranhamento é espanto, relutância, resistência. Estranhamento é uma sensação de incômodo, mas agradável incômodo, vontade de saber mais e entender mais, sendo, pois, uma forma superior de duvidar. Problematizar um fenômeno social é fazer perguntas com o objetivo de conhecê-lo: “- Por que isso ocorre?”

Qual é o ato de estranhar?

  • Estranhamento é o ato de estranhar no sentido de admiração, de espanto diante de algo que não se conhece ou que não se espera; por achar estranho, ao perceber alguém ou algo diferente do que se conhece ou do que seria de se esperar que acontecesse daquela forma; por surpreender-se, assombrar-se em função do desconhecimento de algo que ...

Como fazer uma ponte entre estranhamento e desnaturalização?

  • Procurando fazer uma ponte entre estranhamento e desnaturalização, pode-se afirmar que a vida em sociedade é dinâmica, em constante transformação; constitui-se de uma multiplicidade de relações sociais que revelam as mediações e as contradições da realidade objetiva de um período histórico.