:

O que é o sintoma para Freud?

Índice:

  1. O que é o sintoma para Freud?
  2. Qual a função do sintoma?
  3. Qual a diferença da visão do sintoma em psicanálise?
  4. O que é histeria segundo a Psicanálise?
  5. O que é angústia segundo a Psicanálise?
  6. O que é angústia segundo a psicanálise?
  7. Como se cura o sintoma neurótico?
  8. O que é significa sintoma?
  9. Qual a origem da psicanálise?
  10. Qual a regra principal da psicanálise?
  11. Como Freud criou a psicanálise?
  12. Quando o sintoma é sensível?

O que é o sintoma para Freud?

O sintoma é algo que se repete e que muitas vezes a pessoa não consegue sair dele sozinha, queixa-se de algo causador de sofrimento, porém sente-se ligada a ele, “é mais forte do que eu”. Para Freud, os sintomas têm sentido e se relacionam diretamente com a vida do sujeito que o produz.

Qual a função do sintoma?

O sintoma surge como uma solução que visa re-estabelecer uma suposta homeostase que teria sido quebrada pelo conflito psíquico, e chega a cumprir sua função, no sentido de resolver o conflito, ao mesmo tempo que tem como produto uma satisfação que perturba.

Qual a diferença da visão do sintoma em psicanálise?

O sintoma na psicanálise, em diferença com a medicina, não se refere a algo detectável no organismo e que permite elaborar o diagnóstico de uma doença médica. O sentido do sintoma na psicanálise, como sintoma neurótico, leva ao sujeito do inconsciente.

O que é histeria segundo a Psicanálise?

Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez,comportamentos disfuncionais, desordens convulsivas "funcionais", doenças psicossomáticas ou transtornos de personalidade.

O que é angústia segundo a Psicanálise?

A angústia é o afeto (Affekt) por excelência na clínica psicanalítica. De acordo com Freud, é a matriz de todos os afetos e o sinal (Angstbereishaft) que apela para o recalque. Para Lacan, é o único afeto que não engana: é o sinal da divisão do sujeito entre o gozo e o desejo.

O que é angústia segundo a psicanálise?

A angústia é o afeto (Affekt) por excelência na clínica psicanalítica. De acordo com Freud, é a matriz de todos os afetos e o sinal (Angstbereishaft) que apela para o recalque. Para Lacan, é o único afeto que não engana: é o sinal da divisão do sujeito entre o gozo e o desejo.

Como se cura o sintoma neurótico?

A cura para a psicanálise é esse "saber fazer" com o sintoma, o que significa não mais ser assujeitado a ele. Enfim, é um processo que depende da relação analítica, não há como prever a evolução. No entanto, a única pré-condição é que o sujeito esteja disposto a entrar nesse processo! Sim, existe cura!

O que é significa sintoma?

Significado de Sintoma substantivo masculino [Medicina] Refere-se às manifestações que, (dor, febre, náuseas etc) indicadas por determinadas doenças, auxiliam no estabelecimento de um diagnóstico.

Qual a origem da psicanálise?

  • Dias (2006), Quinet (1991), Kaufmann (1996), Machado (2003), Ocariz (2003), localizam o sintoma na origem da psicanálise, como fenômeno que convoca o ato freudiano de escutar um sentido onde antes o saber instituído afirmava só haver mentira.

Qual a regra principal da psicanálise?

  • Isto o leva a estabelecer, em 1904, a associação livre como a regra principal da psicanálise. A fala em transferência mostra-se mais eficiente na resolução dos sintomas, mesmo revelando as resistências de modo mais contundente (Freud, 1904 [1903]/1996g).

Como Freud criou a psicanálise?

  • Freud criou a psicanálise, dando sentido aos sintomas. Em seus escritos Estudos sobre a Histeria (1895d), ele continuou a investigar o sintoma. Naquela época, a psiquiatria reduzia o sintoma de um fenômeno opaco e incongruente da vida psíquica. Freud focava nas características marcantes e incomuns do sintoma para entender a dinâmica do ...

Quando o sintoma é sensível?

  • O sintoma é algo sensível para quem o sente, de modo que interfira diretamente no seu dia e isso seja notado. Por exemplo, quando você começa a gripar e nota a coriza, espirros e outros indícios relativos a isso. Quanto ao sinal, apenas outra pessoa, em geral mais especializada, consegue se dar conta disso.