:

Quais são os elementos fundamentais para a gestão do cuidado na atenção domiciliar?

Índice:

  1. Quais são os elementos fundamentais para a gestão do cuidado na atenção domiciliar?
  2. Quais são as doenças cardíacas elegíveis para o atendimento do Serviço de Atenção Domiciliar?
  3. Quais são alguns critérios de desligamentos do serviço de atenção domiciliar SAD?
  4. O que deve constar no prontuário do paciente domiciliar?
  5. O que é o SAD serviço de atendimento domiciliar?
  6. Quais os serviços que podem ser oferecidos na visita domiciliar?
  7. Que tipo de paciente precisa receber atenção domiciliar?
  8. Como funciona o cuidado domiciliar?
  9. Qual é o cuidado ao paciente?
  10. Quais os primórdios do atendimento domiciliar no Brasil?
  11. Qual é a gestão do cuidado?

Quais são os elementos fundamentais para a gestão do cuidado na atenção domiciliar?

A gestão do cuidado na Atenção Domiciliar poderá se utilizar de elementos fundamentais, como os listados adiante: acolhimento; clínica ampliada; apoio matricial; projeto terapêutico singular.

Quais são as doenças cardíacas elegíveis para o atendimento do Serviço de Atenção Domiciliar?

Síndromes demenciantes, acidente cerebrovascular, doenças cardiocirculatórias, respiratórias e osteomusculares.

Quais são alguns critérios de desligamentos do serviço de atenção domiciliar SAD?

Como critérios de exclusão, apontam as condições estruturais do domicílio, a ausência de cuidador e de segurança para os profissionais. A alta é referenciada por critérios de estabilidade clínica e o fim do tratamento.

O que deve constar no prontuário do paciente domiciliar?

  1. Capa ou envelope do prontuário: deve conter nome da instituição, o título “Prontuário Médico”, o nome e número de registro da família, assim como seu endereço.
  2. Formulários com dados de identificação da família: neles devem constar os dados de identificação do conjunto de indivíduos que residem naquele domicílio.

O que é o SAD serviço de atendimento domiciliar?

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD): serviço substitutivo ou complementar à internaçãohospitalar ou ao atendimento ambulatorial, responsável pelo gerenciamento eoperacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e EquipesMultiprofissionais de Apoio (EMAP).

Quais os serviços que podem ser oferecidos na visita domiciliar?

Incluem-se nesses serviços, principalmente, os procedimentos médicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, psicológicos e de assistência social, entre outros necessários ao cuidado integral dos pacientes em seu domicílio.

Que tipo de paciente precisa receber atenção domiciliar?

A atenção domiciliar, ou Home Care, é fundamental para pacientes que sofreram algum tipo de lesão, ou que por algum fator de saúde, cirurgia ou idade, precisam de um suporte auxiliar.

Como funciona o cuidado domiciliar?

  • Apesar de sua crescente utilização na atualidade, o cuidado domiciliar sempre existiu como forma de manutenção da espécie humana, mas muitas vezes ligada às religiões.

Qual é o cuidado ao paciente?

  • Assim, uma complexa tra- ma de atos, procedimentos, fluxos, rotinas e saberes, num pro- cesso dialético de complementação, mas também de disputa, compõe o que entendemos como cuidado em saúde. O cuidado ao paciente também pode ser definido pelas diferentes ativi- dades que o compõem. Determinadas atividades são básicas para o cuidado ao paciente.

Quais os primórdios do atendimento domiciliar no Brasil?

  • Os primórdios do atendimento domiciliar no Brasil aparecem com os serviços públicos, no caso o Serviço de Enfermeiras Visitadoras no Rio de Janeiro, em 1919, para a prevenção de doenças em crianças e para o controle de casos de tuberculose.

Qual é a gestão do cuidado?

  • Em realidade, o cuidado é um somatório de decisões quanto ao uso de tecnologias (duras, leves-duras e leves), de articulação de profissio- nais e ambientes em um determinado tempo e espaço, que tenta ser o mais adequado possível às necessidades de cada paciente. 155 Gestão do cuidado