:

O que é SQL e qual a sua finalidade?

Índice:

  1. O que é SQL e qual a sua finalidade?
  2. O que é o SQL?
  3. Como funciona o sistema SQL?
  4. Quando usar SQL?
  5. O que significa em SQL?
  6. Para que serve o SQL Server?
  7. O que faz o SQL Server?
  8. Para que serve Where SQL?
  9. Como utilizar Select em SQL?
  10. Que funções podem ser usadas com bancos de dados SQL?
  11. Quais são as funções SQL na linguagem de comando?
  12. Quais são os argumentos da função SQL?
  13. Como o banco de dados vai processar esse SQL?

O que é SQL e qual a sua finalidade?

Um dos recursos mais conhecidos do mundo, a linguagem SQL (Structured Query Language) é usada para executar comando em bancos de dados relacionais, isto é, baseado em tabelas. Apesar de não ser o único meio utilizado para este fim, certamente, é o mais popular.

O que é o SQL?

NoSQL (originalmente se referindo a "no SQL": "não SQL" ou "não relacional", posteriormente estendido para Not Only SQL - Não Somente SQL) é um termo genérico que representa os bancos de dados não relacionais.

Como funciona o sistema SQL?

O SQL serve é um gerenciador de Banco de Dados do tipo relacional, e isso significa que armazena informações em tabelas. Para visualizar melhor essa definição imagine uma tabela de clientes de uma empresa em que cada linha contém o nome, endereço, CPF, RG. São estruturas como essa que o banco de dados controla.

Quando usar SQL?

Observação: SQL é usado não apenas para manipular dados, mas também para criar e alterar o design de objetos de banco de dados, como tabelas. A parte da SQL usada para criar e alterar objetos de banco de dados é chamada DDL (linguagem de definição de dados).

O que significa em SQL?

Eles servem para renomear um campo (coluna) ou uma tabela temporariamente. Hoje você vai aprender a utilizar alias SQL de maneira apropriada para suas consultas. Então vamos lá.

Para que serve o SQL Server?

O SQL Server da Microsoft é um sistema especializado em gerenciar esses registros, funcionando como uma plataforma completa de soluções. Ele permite controlar a qualidade dos dados, desenvolver relatórios avançados e ainda é capaz de se integrar com diversas fontes.

O que faz o SQL Server?

O SQL Server da Microsoft é um sistema especializado em gerenciar esses registros, funcionando como uma plataforma completa de soluções. Ele permite controlar a qualidade dos dados, desenvolver relatórios avançados e ainda é capaz de se integrar com diversas fontes.

Para que serve Where SQL?

Usamos WHERE para filtrar dados em um comando SQL. Essa cláusula deve ser seguida por uma expressão lógica. Vemos a seguir um exemplo da sintaxe dessa cláusula.

Como utilizar Select em SQL?

Na linguagem SQL, para efetuar consultas , utilizamos a seguinte sintaxe: SELECT Nome_ campo FROM Nome_Tabela [WHERE condição]; O comando Select deve conter o nome do campo que deve ser retornado, de qual tabela e quando contêm a claúsula WHERE, as condições que o registro deve obedecer para retornar os valores.

Que funções podem ser usadas com bancos de dados SQL?

  • Saiba mais sobre as categorias de funções internas que podem ser usadas com bancos de dados SQL. Learn about the categories of built-in functions you can use with SQL databases. Você pode usar as funções internas ou criar suas próprias funções definidas pelo usuário. You can use the built-in functions or create your own user-defined functions.

Quais são as funções SQL na linguagem de comando?

  • Funções na linguagem de comando (SQL) As funções SQL executam uma lista arbitrária de declarações SQL, retornando o resultado da última consulta da lista.

Quais são os argumentos da função SQL?

  • Os argumentos da função SQL são referenciados no corpo da função utilizando a sintaxe $n: $1 se refere ao primeiro argumento, $2 ao segundo, e assim por diante. Se o argumento for de um tipo composto, então pode ser utilizada a "notação de ponto", por exemplo $1.nome, para acessar os atributos do argumento.

Como o banco de dados vai processar esse SQL?

  • O banco de dados vai processar esse SQL, e quando chegar na camada de acesso de dados, o mesmo vai armazenar essa informação em memória, como exemplo em um DataSet ou DataReader, de acordo com a implementação.