O que é racionalismo aplicado?
Índice:
- O que é racionalismo aplicado?
- Qual a concepção de ciência para Bachelard?
- Qual é a meta do paradigma histórico de Gaston Bachelard?
- O que são atos epistemológicos?
- O que é o racionalismo científico?
- O que é concepção de ciência?
- Qual é a concepção de ciência?
- O que representa as rupturas epistemológicas na visão de Gaston Bachelard?
- Quais obstáculos o senso comum coloca para o conhecimento científico?
O que é racionalismo aplicado?
GASTON BACHELARD, 1884-1962. Na expressão “racionalismo aplicado”, aplicado designa a estrutura dialogada da razão nas ciências, o caráter de duplicidade psicológico-transcendental apresentado por todo conhecimento científico. Este se desdobra necessariamente num pensamento assertórico e num pensamento apodítico.
Qual a concepção de ciência para Bachelard?
Bachelard apresenta o espectro epistemológico, afirmando que a ciência oscila dentro de um espectro pré-definido. Destaca o pluralismo das ciências. Aponta que a filosofia da ciência é, por natureza, aberta. Pensar cientificamente é uma ferramenta para marcar histórias na elaboração dos conceitos científicos.
Qual é a meta do paradigma histórico de Gaston Bachelard?
Para ele o conhecimento ao longo da história não pode ser avaliado em termos de acúmulos, mas de rupturas, de retificações, num processo dialético em que o conhecimento científico é construído através da constante análise dos erros anteriores.
O que são atos epistemológicos?
Bachelard, ao analisar como opera a ciência, apresenta o conceito de atos epistemológicos que "correspondem aos ímpetos do gênio científico que provocam impulsos inesperados no curso do desenvolvimento científico" (Lopes, 1996, p. 266).
O que é o racionalismo científico?
O Racionalismo é uma corrente filosófica baseada nas operações mentais para definir a viabilidade e efetividade das proposições apresentadas. ... As elaborações de Descartes também impulsionaram muito o método científico em função das quatro regras que utilizou para elaborar seu método racionalista.
O que é concepção de ciência?
Uma ciência é a unidade sistemática de axiomas, postulados e definições, que determinam a natureza e as propriedades de seu objeto, e de demonstrações, que provam as relações de causalidade que regem o objeto investigado. ...
Qual é a concepção de ciência?
Ciência é todo um sistema de conhecimentos que obtemos mediante o uso de métodos científicos. E conhecimento científico: é aquele produzido de acordo com uma investigação científica, ou seja, é desenvolvido através da técnica, da ciência, da observação e da certeza (P1).
O que representa as rupturas epistemológicas na visão de Gaston Bachelard?
3.1 As noções de ruptura epistemológica e vigilância Andrade e Smolka (2009) asseveram que o conceito de ruptura na obra bachelardiana representa a preocupação com o avanço do conhecimento científico por um caminho correto e, representa também, a não banalização do conhecimento produzido.
Quais obstáculos o senso comum coloca para o conhecimento científico?
Daí surge o primeiro obstáculo epistemológico apresentado por Bachelard (2005): o senso comum ou a opinião. Os conhecimentos habituais, aquilo que se considera conhecer claramente, retarda a busca por novos conhecimentos. Contradizer o conhecimento habitual é necessariamente romper com o senso comum.