:

Quais são os processos cíveis?

Índice:

  1. Quais são os processos cíveis?
  2. O que é fórum cível?
  3. O que é Vara Cível da Comarca?
  4. Como entrar com processo na Vara Cível?
  5. Como são as varas no Brasil?
  6. Qual a origem da palavra vara?
  7. Como funcionam as varas nos tribunais?

Quais são os processos cíveis?

Os três tipos de processos judiciais

  • Processo de Conhecimento. O processo de conhecimento é o mais conhecido entre os tipos de processos judiciais. ...
  • Processo cautelar. ...
  • Processo de execução.

O que é fórum cível?

É o ramo do Poder Judiciário que conta com o maior número de varas em todo o Estado. ... Mas também existem outras formas de resolver problemas, mais simples e rápidas do que uma ação comum: através da mediação e da conciliação ou dos Juizados Especiais Cíveis (antigamente denominados Juizados de Pequenas Causas).

O que é Vara Cível da Comarca?

É o ramo do Poder Judiciário que conta com o maior número de varas em todo o Estado. Para dar início a um processo, em geral, o cidadão deve procurar um advogado ou defensor público, que irá orientá-lo sobre como proceder.

Como entrar com processo na Vara Cível?

Para entrar com ação no JEC é preciso comparecer pessoalmente ao fórum, munido de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência, e das informações sobre o réu (CPF ou CNPJ e endereço).

Como são as varas no Brasil?

  • No Brasil, não são as varas, mas são os juízes os órgãos do Poder Judiciário. Dessa forma, as varas representam a área de atuação definida de cada juiz. A organização judiciária fixa a competência de cada vara.

Qual a origem da palavra vara?

  • Vara (direito) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em direito, uma vara, juízo, julgado ou juizado constitui a jurisdição de um juiz, correspondendo a um tribunal ou a um desdobramento de um tribunal.

Como funcionam as varas nos tribunais?

  • As varas eram sempre de competência específica (cível, criminal ou mista) e destinavam-se a lidar com os processos de maior complexidade e volume de serviço. Tradicionalmente apenas existiam varas nos tribunais das comarcas de Lisboa e Porto, ainda que posteriormente fossem criadas também em outras comarcas.