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O que significa oikos e cidade-estado?

Índice:

  1. O que significa oikos e cidade-estado?
  2. Como eram organizados os oikos?
  3. O que é oikos e Polis?
  4. O que é Oikos e Polis?
  5. Como os genos foram organizados para dar origem às cidades?
  6. O que é a polis Pará Aristóteles?

O que significa oikos e cidade-estado?

O oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego. Equivale a uma organização social, hierarquizada, na qual o pai, autoridade suprema dentro da casa, chefiava todas as esferas da vida particular, e representava os interesses do oikos (privado) perante a pólis (público).

Como eram organizados os oikos?

Organização administrativa: O oikos consistia na casa do senhor ou em uma propriedade rural. Nesta propriedade, havia uma população local livre, a qual poderia permanecer nas terras sob o comando do senhor do oikos; mas eles eram livres para ir quando quiserem.

O que é oikos e Polis?

A grosso modo, oîkos é casa e pólis é cidade, mas 'casa' e 'cidade', empobrecem o conceito tanto de oîkos quanto de pólis. O oîkos é um termo que se encontra já nos poemas homéricos, vinculado a uma realidade social e política que, pode-se dizer, antecede a formação da pólis.

O que é Oikos e Polis?

A grosso modo, oîkos é casa e pólis é cidade, mas 'casa' e 'cidade', empobrecem o conceito tanto de oîkos quanto de pólis. O oîkos é um termo que se encontra já nos poemas homéricos, vinculado a uma realidade social e política que, pode-se dizer, antecede a formação da pólis.

Como os genos foram organizados para dar origem às cidades?

No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. ... Com a vindoura desestruturação da comunidade gentílica, a proximidade com o pater seria elemento determinante para um novo rearranjo social das populações gregas.

O que é a polis Pará Aristóteles?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).