Qual é o segredo da Lua?
Índice:
- Qual é o segredo da Lua?
- Quais são as principais características da Lua?
- O que é superfície lunar?
- Que ilumina a Lua?
- O que não tem na Lua?
- Quais são as características da lua crescente?
- Qual a característica da lua cheia?
- Qual é a origem da Lua?
- Por que a Lua não tem luz própria?
- Como ocorrem as fases da Lua?
- Qual a hipótese mais aceita para a formação da Lua?
Qual é o segredo da Lua?
Por conta de seu grande tamanho, a Lua não orbita a Terra propriamente dita. Na verdade, ambos os corpos giram um em torno do outro, concentrados em um ponto entre os dois (chamado baricentro). Como essa região está localizada na crosta terrestre, temos a ilusão de que o “satélite” nos rodeia.
Quais são as principais características da Lua?
A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos. O seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, por essa razão seu tamanho é 80 vezes inferior ao do planeta Terra. Ao longo da superfície lunar não são identificados gases, como nitrogênio, oxigênio ou mesmo água.
O que é superfície lunar?
A superfície. A superfície da Lua é de cor de giz e apresenta uma grande quantidade de sedimentos finos produto de inúmeros impactos de meteoritos. Esta camada de solo é chamada de regolito lunar, uma denominação para descrever as camadas de sedimentos produzidas por efeitos mecânicos sobre as superfícies dos planetas.
Que ilumina a Lua?
Como a Lua não tem luz própria, só a vemos quando está iluminada pelo Sol. Conforme ela se move ao redor da Terra, vai ficando mais ou menos iluminada para nós. É o que chamamos de fases da Lua, explica a professora do departamento de Astronomia da UFRGS.
O que não tem na Lua?
O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).
Quais são as características da lua crescente?
A Lua crescente ou quarto crescente recebe esta denominação pois neste momento só conseguimos observar ¼ de sua totalidade. Seu formato é de um semicírculo e, nesta fase, a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe aproximadamente à meia-noite.
Qual a característica da lua cheia?
O grande momento da Lua é a fase chamada de Lua Cheia. Durante esse período do ciclo, toda a face da Lua voltada para Terra é iluminada pela luz solar e, por isso, a enxergamos de forma “completa”. Uma grande bola de luz branca no céu.
Qual é a origem da Lua?
- ESCOLA, Equipe Brasil. "A Origem da Lua"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/a-origem-da-lua.htm. Acesso em 03 de fevereiro de 2021. Clique aqui para conhecer como e por que ocorrem as fases da Lua. Veja qual é a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol em cada fase.
Por que a Lua não tem luz própria?
- A Lua é o único satélite natural da Terra. Quatro vezes menor do que nosso planeta, ela também é iluminada pelo Sol, não tem luz própria. Ao longo do ciclo lunar, a Lua vai adquirindo formas diferentes para nós que a observamos daqui da Terra. Mas na verdade sua forma não muda.
Como ocorrem as fases da Lua?
- Clique aqui para conhecer como e por que ocorrem as fases da Lua. Veja qual é a posição da Lua em relação à Terra e ao Sol em cada fase. Clique aqui e entenda como ocorre o fenômeno da Superlua, que somente voltará a acontecer de forma igual em 2034.
Qual a hipótese mais aceita para a formação da Lua?
- A hipótese mais aceita para a formação da Lua é a do Big Splash - ou "grande impacto". De acordo com ela, logo após a formação do Sistema Solar, um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia, se chocou de lado com a Terra, jogando ao espaço bilhões de toneladas de rochas e outros materiais, que se aglutinaram e deram origem ao satélite.