:

O que se refere à gestão democrática e como deve ser construído o projeto político pedagógico?

Índice:

  1. O que se refere à gestão democrática e como deve ser construído o projeto político pedagógico?
  2. Quais os princípios da gestão democrática?
  3. Como deve ser construído o PPP na gestão democrática?
  4. Como deve ser construído o projeto político pedagógico nessa perspectiva?
  5. Como deve ser uma gestão democrática?
  6. Qual é o conceito de gestão democrática?
  7. Por que a gestão democrática tem se tornando um dos motivos mais frequentes?
  8. Por que a gestão democrática é contrária?
  9. Quais são os elementos básicos da gestão democrática?

O que se refere à gestão democrática e como deve ser construído o projeto político pedagógico?

A gestão democrática compreende um processo que visa a participação social. Trata-se de um modelo administrativo baseado na interação, consentimento e esclarecimento de todas as partes do processo educacional, envolvendo tomadas de decisão entre pais, professores e direção.

Quais os princípios da gestão democrática?

A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.

Como deve ser construído o PPP na gestão democrática?

O entendimento do projeto político-pedagógico neste trabalho, infere-se na própria organização do trabalho pedagógico da escola. Para que se possa construir um PPP é necessário que se inicie focado nos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do trabalho docente.

Como deve ser construído o projeto político pedagógico nessa perspectiva?

Assim, nesta perspectiva, o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser construído de forma a promover articulação da escola com a comunidade e que seja realizada uma análise dos aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos da realidade local.

Como deve ser uma gestão democrática?

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

Qual é o conceito de gestão democrática?

  • Do mesmo modo Lück et al (2005) nos afirma que, ao se referir às escolas e sistemas de ensino, o conceito de gestão democrática envolve, além dos professores e funcionários, os pais, os alunos e qualquer outro representante da comunidade que esteja interessado e na melhoria do processo pedagógico. (LÜCK. et al, 2005, p.17)

Por que a gestão democrática tem se tornando um dos motivos mais frequentes?

  • A gestão democrática tem se tornando um dos motivos mais frequentes, na área educacional de reflexões e iniciativas públicas a fim de dar sequencia a um principio constitucionalmente na lei de diretrizes e bases da educação nacional.

Por que a gestão democrática é contrária?

  • A gestão democrática é contrária a concepção de autoritarismo, pois se expande para uma visão democrática, a fim de estimular os integrantes a terem a oportunidade de expressar suas habilidades e lideranças. Portanto, todos devem participar independente de onde se enquadra no organograma e/ou segmento da escola.

Quais são os elementos básicos da gestão democrática?

  • Elementos Básicos. Os elementos básicos da Gestão Democrática podem se apresentar de várias maneiras, na esfera escolar, as principais são: na constituição e atuação do Conselho escolar; na elaboração do Projeto Político Pedagógico, de modo coletivo e participativo; na definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar;