O que Kant afirma sobre os juízos estéticos?
Índice:
- O que Kant afirma sobre os juízos estéticos?
- Qual deveria ser a função da mulher segundo os filósofos Kant e Rousseu?
- O que é estética para Kant?
- O que Kant fala sobre respeito?
- O que é juízo estético?
- Qual o objetivo do juízo estético?
- O que o filósofo Pitágoras afirmava sobre a mulher?
- O que Kant compreende como o belo?
- Qual o foco da análise de Kant sobre a estética?
O que Kant afirma sobre os juízos estéticos?
Como Kant afirma no § 49 da Crítica do Juízo, idéia estética é “aquela representação da imaginação, que dá muito a pensar, sem que, entretanto, nenhum pensamento determinado, isto é, conceito, possa ser-lhe adequado (...)
Qual deveria ser a função da mulher segundo os filósofos Kant e Rousseu?
Explicação: Para Kant, a mulher serve para lhe agradar, seria inútil a destinar deveres à ela. Sendo assim, ela deve fazer somente coisas agradáveis e que lhe convém, que os homens da família a mandem fazem e/ou a permitam.
O que é estética para Kant?
A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.
O que Kant fala sobre respeito?
Kant faz menção ao respeito tomado nesse sentido, na Fundamentação, mostrando que ele também depende da lei moral. Pois "todo respeito por uma pessoa é propriamente somente respeito pela lei [...], da qual aquela pessoa nos dá o exemplo" (GMS, 401-2). Por fim, há o respeito como sentimento moral.
O que é juízo estético?
O que é um juízo estético? É um acto mediante o qual formulamos uma proposição que atribui determinada qualidade estética (beleza, sublimidade, fealdade) a um objecto: “Este palácio é belo” ou «O Requiem de Mozart é uma obra-prima» e «O Padrinho de Francis Ford Coppolla é um filme magnífico».
Qual o objetivo do juízo estético?
A beleza e o juízo estético são afirmados em sua plena autonomia tanto em relação ao conhecimento quanto em relação à prática, à moral. ... Mas este acordo não é visto como sendo baseado numa real constituição do objeto natural, mas como dizendo respeito ao juízo reflexionante; este acordo é chamado de finalidade formal.
O que o filósofo Pitágoras afirmava sobre a mulher?
A forma como os filósofos, em geral, tematizam a mulher ao longo dos séculos, demonstra um claro desprezo ao ser feminino. Já Pitágoras, afirmava que “existe um princípio bom que gerou a ordem, a luz e o homem; há um princípio mau que gerou o caos, as trevas e a mulher”4.
O que Kant compreende como o belo?
Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.
Qual o foco da análise de Kant sobre a estética?
O foco é entender a beleza e seu objetivo era analisar a verdade totalmente livre de qualquer tipo depressupostos. Seu método é a "crítica", isto é, a análise.