:

Quais as abordagens terapêuticas para a dor miofascial?

Índice:

  1. Quais as abordagens terapêuticas para a dor miofascial?
  2. Porque liberação miofascial dói?
  3. Qual a diferença de fibromialgia e dor miofascial?
  4. Quanto tempo dura a dor miofascial?
  5. Quais locais são mais acometidos por dor miofascial?
  6. Como é feita a liberação miofascial?
  7. Quem não pode fazer liberação miofascial?
  8. Para quem é indicado liberação miofascial?
  9. O que fazer para aliviar dor miofascial?
  10. Quem tem fibromialgia pode fazer liberação miofascial?
  11. Quais são os benefícios da Liberação Miofascial?
  12. Como a liberação miofascial pode auxiliar no emagrecimento?
  13. Qual o significado do termo miofascial?
  14. Como funciona o tratamento de liberação de myofascial?

Quais as abordagens terapêuticas para a dor miofascial?

As técnicas de liberação miofascial, como a massagem transversa profunda, a massagem de zona reflexa, a Shiatsu, a de Rolfing, a de John Barnes e a miofasciaterapia, entre outras, liberam o músculo e a fáscia e baseiam-se na pressão manual sobre as fáscias musculares, liberando as restrições faciais.

Porque liberação miofascial dói?

Tensão muscular desigual pode contrair músculos, comprimir nervos e causar dor. Soltando e manipulando as aderências, devolvemos a elasticidade e flexibilidade perdida. Dessa forma, eliminamos a dor, seja ela crônica ou não. O tamanho e a sensibilidade desses pontos vão diminuindo com o tratamento.

Qual a diferença de fibromialgia e dor miofascial?

“A dor miofascial sensibiliza o pescoço, ombros e cintura pélvica, podendo levar à cefaleia e ao zumbido no ouvido. A fibromialgia atinge mais os joelhos, cotovelos, ombros, nádegas e base do pescoço”, diferencia a médica fisiatra.

Quanto tempo dura a dor miofascial?

Pode ser aguda ou crônica (definida como aquela de duração maior do que 3 a 6 meses), regional (localizada) ou disseminada (caracterizada pela presença de dor difusa pelo corpo).

Quais locais são mais acometidos por dor miofascial?

Diferente da fibromialgia, a dor miofascial tende a ocorrer em pontos de gatilho – áreas localizadas que com o estímulo desencadeiam dor, ao contrário de pontos sensíveis da fibromialgia que tendem a se espalhar. Os locais mais acometidos são – pescoço, ombros, costas, costelas, região lombar e quadril.

Como é feita a liberação miofascial?

O que é a liberação miofascial O tratamento consiste em manobras lentas e contínuas que aplicam pressão em certos pontos do corpo, que podem ser feitas com rolos de espuma, bastões, bolinhas de tênis e até com as mãos --nesse caso, por um profissional capacitado.

Quem não pode fazer liberação miofascial?

Não se deve proceder com a liberação miofascial em pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes, diabéticos, com reumatismos ou doenças autoimunes ou em regiões inflamadas ou infeccionadas.

Para quem é indicado liberação miofascial?

A liberação miofascial é indicada para pessoas que sofrem de dores musculares crônicas ou agudas, praticantes de atividades físicas ou que tenham alguma patologia que provoque a dor muscular (como doenças neuromusculares).

O que fazer para aliviar dor miofascial?

O médico pode orientar o uso de analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona, ou anti-inflamatórios, como Diclofenaco, que podem ser usados em forma de comprimidos, pomadas ou loções, além dos relaxantes musculares, como ciclobenzaprina.

Quem tem fibromialgia pode fazer liberação miofascial?

Estudos demonstraram que a liberação miofascial reduz a sensibilidade à dor em pontos sensíveis em pacientes com fibromialgia. Essa técnica também reduz os níveis de ansiedade e melhora a qualidade do sono. Além de ajudar a recuperar as funções musculares, reduzidas devido ao distúrbio.

Quais são os benefícios da Liberação Miofascial?

  • Os principais benefícios oferecidos pela liberação miofascial são o aumento da circulação sanguínea na região tratada aumentando a troca de nutrientes entre as células e removendo toxinas circulantes acelerando a recuperação tecidual .

Como a liberação miofascial pode auxiliar no emagrecimento?

  • A liberação miofascial é importante também no processo de emagrecimento. Mais do que isso, pode auxiliar também aqueles que buscam um corpo definido com os músculos aparentes. Porém, a técnica normalmente é mais eficiente em atletas por atuar com mais eficiência em um corpo que já é definido.

Qual o significado do termo miofascial?

  • O termo vem da união de “mio”, que significa músculo, com “fáscia”, interpretado aqui como tecido conectivo. Assim, a prática acaba por liberar e relaxar os músculos. Depois de entender o que é a liberação miofascial e como ela atua, é importante entender os seus benefícios.

Como funciona o tratamento de liberação de myofascial?

  • Cada sessão de Tratamento de liberação de Myofascial é realizada diretamente na pele sem óleos, cremes ou máquinas. Isso permite que o terapeuta detecte com precisão as restrições fasciais e aplique a quantidade apropriada de pressão sustentada para facilitar a liberação da fáscia.