O que se origina a partir do complexo de Golgi?
Índice:
- O que se origina a partir do complexo de Golgi?
- Como é a morfologia do complexo de Golgi?
- O que é o complexo de Golgi onde se localiza e quais suas principais funções?
- Quais as modificações que as moléculas podem sofrer dentro do complexo de Golgi?
- Qual a relação entre RER rel e complexo de Golgi?
- Como é a morfologia do complexo de Golgi quais as suas funções?
- Quais são as vesículas do complexo de Golgi?
- Como ocorre o transporte dessas moléculas para o Golgi?
- Qual o papel do Golgi na formação do óvulo?
- Qual o papel do Golgi na formação do espermatozoide?
O que se origina a partir do complexo de Golgi?
O complexo golgiense é responsável por originar o acrossoma, uma vesícula encontrada na cabeça dos espermatozoides que contém enzimas necessárias para a penetração desse gameta no ovócito secundário. O acrossoma é essencial para a realização da fecundação.
Como é a morfologia do complexo de Golgi?
O Complexo de Golgi é composto de estruturas chamadas dictiossomas. Cada uma dessas estruturas é constituída por dobras de membrana que formam pequenos sacos achatados e empilhados chamados cisternas. As cisternas possuem duas faces: cis e trans. A face trans é côncava e direcionada para a membrana plasmática.
O que é o complexo de Golgi onde se localiza e quais suas principais funções?
Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular.
Quais as modificações que as moléculas podem sofrer dentro do complexo de Golgi?
À medida que as proteínas passam pelo complexo de Golgi, as enzimas alteram o tamanho e a forma das proteínas na vesícula, adicionando ou removendo partes de uma proteína. Essas enzimas são capazes de converter proteínas em outras moléculas importantes para a saúde, como a insulina.
Qual a relação entre RER rel e complexo de Golgi?
O retículo endoplasmático rugoso, produz proteínas, pois possuem ribossomos encrustados neles; o complexo de golgi, armazena essa proteínas e dá origem aos lisossomos (que possuem enzimas digestivas - proteinas - para a digestão celular).
Como é a morfologia do complexo de Golgi quais as suas funções?
Estrutura do Complexo de Golgi São dobras que consistem em pequenos sacos achatados e enfileirados uns sobre os outros denominados cisternas. Elas aparecem com uma curvatura que forma uma face côncava, chamada trans, e côncava, conhecida como cis. A trans tem relação direta com o Retículo Endoplasmático Liso (REL).
Quais são as vesículas do complexo de Golgi?
- Nas bordas do complexo de Golgi é corriqueiro haver vesículas, algumas ainda em formação. Algumas vezes essa organela pode apresentar-se ligado a um retículo endoplasmático, isso sugere que os dictiossomos sejam formados nos retículos. Normalmente, os complexos de Golgi são encontrados próximo ao núcleo, todos reunidos em um só local.
Como ocorre o transporte dessas moléculas para o Golgi?
- Lá ocorrem modificações e o transporte dessas proteínas e, após isso, elas podem ser transportadas para o complexo de Golgi. Nessa organela essas moléculas recém chegadas podem ser processadas e distribuídas pela a célula.
Qual o papel do Golgi na formação do óvulo?
- O complexo de Golgi também possui um papel importante na formação do acrossomo, que é a estrutura localizada na cabeça do espermatozoide a partir da união de diversos lisossomos que formam uma vesícula composta de enzimas digestivas. Estas são responsáveis pela perfuração da membrana do óvulo.
Qual o papel do Golgi na formação do espermatozoide?
- Formação do acrossomo do espermatozoide: nos mamíferos, o complexo de Golgi apresenta papel importante na formação dos espermatozoides. Cada espermatozoide possui uma bolsa cheia de enzimas digestivas que perfurarão a membrana do óvulo para permitir a fecundação.