Porque a alma é imortal?
Índice:
- Porque a alma é imortal?
- Por que no Fédon diálogo platônico Sócrates Platão afirma que a alma Psyché é imortal?
- Qual é o nome do argumento que Sócrates utiliza para demonstrar a imortalidade da alma?
- Quais são as três partes da alma de acordo com Platão?
- O que é corpo e alma para Platão?
- O que quer dizer a imortalidade da alma?
- O que são as formas platônicas Fedon?
- Qual a imortalidade da alma?
- Qual o conceito grego da imortalidade da alma?
- Por que a alma não se refere à alma?
- Por que a alma e a inteligência explicam o que são as coisas?
Porque a alma é imortal?
Os gregos anteriores a Sócrates e Platão também criam que a alma continuava viva após a morte. Pitágoras, famoso matemático grego do sexto século AEC, sustentava que a alma era imortal e estava sujeita à transmigração.
Por que no Fédon diálogo platônico Sócrates Platão afirma que a alma Psyché é imortal?
Platão (1975, p. 55) confirma o que disse em Fédon ao afirmar que a alma é imortal (PLATÃO, 2000a, p. 134-154) porque possui movimento próprio: “a alma toda é imortal, pois o que move a si mesmo é imortal […] somente o ser que a si mesmo se movimenta é fonte e princípio para tudo o que recebe de fora seu movimento”.
Qual é o nome do argumento que Sócrates utiliza para demonstrar a imortalidade da alma?
O tema da obra Fédon é considerado ser a imortalidade da alma.
Quais são as três partes da alma de acordo com Platão?
Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...
O que é corpo e alma para Platão?
O corpo, que na Teoria das Ideias figura no Mundo sensível, modifica-se e envelhece porque é perecível e não se sustenta através do tempo. Já a Alma seria Imutável, uma vez que não envelhece e nem se modifica e tampouco perece.
O que quer dizer a imortalidade da alma?
A imortalidade espiritual, também conhecida como a imortalidade da alma, é a existência interminável de uma pessoa de uma fonte não-física, ou em um estado não físico, como uma alma. É uma opinião que é expressa em quase todas as tradições religiosas.
O que são as formas platônicas Fedon?
doutrina medieval originada na teoria das idéias de Platão, segundo a qual os universais existem por si, independentemente das coisas em que se manifestam. ... O Fédon é um diálogo platônico de maturidade que poderia chamar-se “da imortalidade da alma”, ou “das idéias”, ou “dos contrários”, ou “da participa- ção”.
Qual a imortalidade da alma?
- Platão e a imortalidade da alma Diferentes conceitos de alma foram traçados ao longo dos séculos, pela Filosofia. Platão, por exemplo, discorreu sobre a imortalidade da alma, unidade intrínseca ao homem. Ouvir: Imortalidade da alma em Platão. Platão e a imortalidade da alma
Qual o conceito grego da imortalidade da alma?
- “Os primitivos filósofos cristãos adotaram o conceito grego da imortalidade da alma e pensavam que a alma era criada por Deus e implantada no corpo por ocasião da concepção.” — The New Encyclopædia Britannica (1988), volume 11, página 25. O que a Bíblia diz? “A alma que pecar, essa morrerá.” — Ezequiel 18:4, Almeida, revista e corrigida.
Por que a alma não se refere à alma?
- Em nenhum lugar a Bíblia se refere à alma como uma entidade imortal, capaz de viver independentemente de nosso corpo. Nem fala do espírito como uma entidade que possa existir à parte de nossa natureza física. Não fomos criados com partes independentes temporariamente interligadas, mas com um corpo, alma e espírito em um todo indivisível.
Por que a alma e a inteligência explicam o que são as coisas?
- O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível. A alma tem de se assemelhar àquilo que ela busca ou aspira: as ideias.