:

O que acontece se eu não fizer o exame demissional?

Índice:

  1. O que acontece se eu não fizer o exame demissional?
  2. O que aparece no exame admissional?
  3. Pode fazer exame demissional antes do término do aviso?
  4. Como acontece o exame demissional?
  5. Como é registrado o atestado demissional?
  6. Qual a obrigatoriedade do exame médico demissional?
  7. Por que o exame demissional pode incluir um teste de gravidez?

O que acontece se eu não fizer o exame demissional?

Ouça em voz altaPausarJá no caso do exame demissional, caso o colaborador não faça, além de descumprir uma obrigatoriedade legal, perderá a chance de ser indenizado caso tenha adquirido alguma doença durante o período do contrato. Portanto, o exame demissional vem como um importante balanço tanto para a empresa quanto para o funcionário.

O que aparece no exame admissional?

Ouça em voz altaPausarTanto a gravidez quanto doenças preexistentes, como HIV, não podem ser atestados em um exame admissional, e caso seja solicitado, o Ministério do Trabalho pode ser acionado, principalmente se for comprovado que foi excluído da vaga por conta do resultado do exame atestando uma das condições sinalizadas.

Pode fazer exame demissional antes do término do aviso?

Ouça em voz altaPausarContudo, é importante respeitar regras como: Em empresas com grau de risco 1 ou 2, conforme a Norma Regulamentadora Nº 4, vale até 135 dias antes da demissão; Para empresas com grau 3 ou 4, o exame periódico pode ter sido 90 dias antes da dispensa.

Como acontece o exame demissional?

  • No exame demissional, uma anamnese acontece e orienta decisões, mas uma série de exames mais abrangentes também é feita com o intuito de atestar as condições gerais de saúde do funcionário que está de saída da empresa. É comum que sejam repetidos os exames feitos quando da admissão do trabalhador para que se tenha uma referência para comparações.

Como é registrado o atestado demissional?

  • No atestado demissional são registradas as ações do colaborador, os perigos aos quais ele sofria exposição, pois processos médicos foram feito o decorrer de seu tempo de serviço e como ele foi proteção ao longo de seu período como colaborador da empresa.

Qual a obrigatoriedade do exame médico demissional?

  • Atesta que nenhuma doença ou problema de saúde tenha sido adquirida por ele durante o tempo de trabalho naquela empresa. Para regulamentar a norma consolidada, o Ministério do Trabalho e Emprego editou a NR-7 – Portaria 24, de 29.12.94, que estabelece a obrigatoriedade de realização de exame médico demissional.

Por que o exame demissional pode incluir um teste de gravidez?

  • Por solicitação da empresa, o exame demissional pode incluir um teste de gravidez. Isso porque, por lei, a demissão de funcionárias grávidas não é permitida e ao fazer a solicitação para que se verifique uma eventual gestão, o empregador se resguarda legalmente diante dessa possibilidade.