:

O que é o CAPS e qual sua função?

Índice:

  1. O que é o CAPS e qual sua função?
  2. O que é necessário para ser atendido no CAPS?
  3. Qual é o objetivo do CAPS?
  4. Quais são os tipos de CAPS?
  5. É função do CAPS prestar atendimento clínico em regime de atenção diária?
  6. Como é feita a porta de entrada do CAPS?
  7. Como marcar uma consulta no CAPS?
  8. O que é CAPS AD II?
  9. Como é feita a triagem no CAPS?
  10. Quais são os CAPS?
  11. Quem pode ser atendido no CAPS?
  12. Como funciona o CAPS II?
  13. Como os CAPS são regulamentados?

O que é o CAPS e qual sua função?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou ...

O que é necessário para ser atendido no CAPS?

Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada, devendo procurar, preferencialmente, o CAPS que atende à região onde mora.

Qual é o objetivo do CAPS?

A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

Quais são os tipos de CAPS?

Os CAPS se diferenciam como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, de acordo com os tipos de demanda dos usuários atendidos, da capacidade de atendimento e do tamanho.

É função do CAPS prestar atendimento clínico em regime de atenção diária?

É função dos CAPS prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando assim as internações em hospitais psiquiátricos, promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais através de ações intersetoriais, regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação e ...

Como é feita a porta de entrada do CAPS?

Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

Como marcar uma consulta no CAPS?

Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto. Após preencher um cadastro, sua carteirinha estará impressa e você já poderá ser atendido.

O que é CAPS AD II?

É importante ressaltar que existem, ainda, outros dois tipos de CAPS II: o CAPS i II, voltado para atendimentos a crianças e adolescentes, o CAPS ad II, para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.

Como é feita a triagem no CAPS?

Os CAPS são responsáveis pela maior parte do atendimento prestado ao paciente psiquiátrico da cidade, o qual é regionalizado e funciona 24 horas. Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por uma avaliação psiquiátrica.

Quais são os CAPS?

  • Os CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.

Quem pode ser atendido no CAPS?

  • Vários serviços foram criados para auxiliar na humanização do atendimento, fortalecimento de vinculo paciente, familia e profissional de saúde mental, maior qualidade de vida do usuário e maiores taxas de reinserção social. Dentres eles podemos citar: Quem pode ser atendido no CAPS?

Como funciona o CAPS II?

  • O Caps II - Carlos Augusto da Silva (Magal) funciona na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.390, fundos – Manguinhos e atende as áreas de Manguinhos, Maré, Benfica e Tuiuti (AP 3.1). A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade.

Como os CAPS são regulamentados?

  • Os CAPS – assim como os NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial), os CERSAMs (Centros de Referência em Saúde Mental) e outros tipos de serviços substitutivos que têm surgido no país, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS.