:

O que se faz em um exame admissional?

Índice:

  1. O que se faz em um exame admissional?
  2. Que tipo de exame é feito no admissional?
  3. Quem pode realizar o exame admissional?
  4. Quais as perguntas de um exame admissional?
  5. Qual o tempo máximo para assinar a carteira de Trabalho exames admissionais?
  6. Como agir se a empresa desistiu de contratar após o exame admissional?
  7. Precisa levar algo para o exame admissional?
  8. Por que não realizar o exame admissional?
  9. Qual o prazo para realização do exame médico admissional?
  10. Quais são os custos do exame admissional?
  11. O que acontece se o exame não for feito?

O que se faz em um exame admissional?

Ouça em voz altaPausarO Exame Admissional é um processo previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que obriga empregadores a realizar exames em novos colaboradores. Esse exame consiste em avaliações físicas e mentais com o objetivo de atestar se o funcionário em potencial está apto e em perfeitas condições de exercer sua função.

Que tipo de exame é feito no admissional?

Ouça em voz altaPausarO exame admissional consiste em uma anamnese clínica e ocupacional do paciente (histórico da saúde do trabalhador, bem como os riscos relacionados ao trabalho aos quais já foi exposto em trabalhos anteriores), exame médico físico e mental, e a realização dos exames complementares necessários.

Quem pode realizar o exame admissional?

Ouça em voz altaPausarTambém conhecido por exame médico admissional, essa avaliação é feita por um médico de preferência do empregador, que realiza alguns procedimentos, como fazer algumas perguntas e avaliar clinicamente o novo colaborador. No entanto, não pense que somente um tipo de exame pode ser solicitado pelo empregador.

Quais as perguntas de um exame admissional?

Quais exames devem ser feitos?

  • Aferição da pressão arterial.
  • Escuta dos batimentos cardíacos.
  • Aplicação do questionário sobre doenças de família e quadro clínico geral do funcionário.

Qual o tempo máximo para assinar a carteira de Trabalho exames admissionais?

48 horas Ouça em voz altaPausarO empregador tem a obrigação de anotar a CTPS do empregado no máximo após 48 horas de sua contratação, e caso isto não ocorra pode-se considerar a ocorrência de uma fraude às normas trabalhistas brasileiras, a qual deve ser denunciada ao Ministério do Trabalho.

Como agir se a empresa desistiu de contratar após o exame admissional?

Ouça em voz altaPausarEmpresa que desistiu de contratar candidato após ele pedir demissão do emprego anterior deve pagar indenização por danos morais.

Precisa levar algo para o exame admissional?

Ouça em voz altaPausarfoto 3×4; atestado médico admissional; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); cartão de identificação do contribuinte no Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Por que não realizar o exame admissional?

  • Por se tratar de um procedimento obrigatório no aspecto legal e trabalhista, a não realização do exame admissional se caracteriza como descumprimento das normas e a empresa se coloca em situação de desacordo com a legislação. É importante destacar que a empresa precisa se certificar da idoneidade do local em que fará os exames.

Qual o prazo para realização do exame médico admissional?

  • Qual o prazo para a realização do exame? A NR7 estabelece que o exame médico admissional deverá ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades: 7.4.3.1 no exame médico admissional, deverá ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades

Quais são os custos do exame admissional?

  • É importante ressaltar que os custos referentes aos exames são de total responsabilidade do empregador. O principal objetivo do exame admissional é detectar a presença de doenças ou limitações que poderão impedir ou prejudicar o profissional no exercício das atividades designadas para o cargo que ocupará.

O que acontece se o exame não for feito?

  • O que acontece se o exame não for feito? Veja abaixo os possíveis problemas causados pela não realização do exame admissional: