:

Como é feito o descarte do amálgama?

Índice:

  1. Como é feito o descarte do amálgama?
  2. O que são resíduos de amálgama e como é feito o controle e eliminação dele?
  3. O que são resíduos de amálgama?
  4. Quais os cuidados que devemos ter ao coletar os resíduos de amálgama dentário nos consultórios e ou clínicas odontológicas?
  5. Como fazer uma restauração de amálgama passo a passo?
  6. Quais devem ser os cuidados do cirurgião dentista para minimizar os riscos de toxicidade do amálgama?
  7. Como remover amálgama do dente?
  8. Quais cuidados devemos ter com o mercúrio presente no amálgama de prata?
  9. O que utilizamos para realizar uma restauração de amálgama?
  10. Como devemos eliminar o fixador e o revelador?
  11. Quais são os pontos negativos das restaurações em amálgama?
  12. Qual a diferença entre as restaurações em resina e amálgama de prata?
  13. Como são feitas as restaurações dentárias?
  14. Como é feito o preenchimento restaurador?

Como é feito o descarte do amálgama?

Como descartar? Reunir os resíduos visíveis de amálgama. Armazenar em frascos inquebráveis, de boca larga, hermeticamente fechados, identificados com símbolo de risco associado, sob selo d'água (ANVISA). Os resíduos não devem ser despejados no lixo comum ou na tubulação de água/esgoto.

O que são resíduos de amálgama e como é feito o controle e eliminação dele?

No processo de reciclagem do mercúrio em amálgamas dentários, faz-se a destilação do mercúrio através de retorta a vácuo (destilador de mercúrio), onde passarão pelo processo de desmercurização. Nesta etapa, os resíduos mercuriais são aquecidos a uma temperatura de, aproximadamente, 480oC e baixa pressão.

O que são resíduos de amálgama?

Os resíduos de amálgama dentário gerados durante a confecção ou remoção de restaurações causam séria contaminação ambiental quando dispostos impropriamente no lixo ou descartados nos sistemas de esgoto.

Quais os cuidados que devemos ter ao coletar os resíduos de amálgama dentário nos consultórios e ou clínicas odontológicas?

Para o gerenciamento dos resíduos de amálgama é importante conhecer alguns cuidados que devem ser tomados, tais como: “Manipulação com mão enluvada, uso de máscara e de óculos de proteção; Uso de alta sucção durante a remoção de uma restauração e utilizar brocas novas; Mercúrio, amálgama ou qualquer equipamento usado ...

Como fazer uma restauração de amálgama passo a passo?

Sequência clínica Isolamento do campo operatório; Adaptação do porta matriz (Classe II); Trituração do amálgama; O amálgama deve ser colocado num pote Dapen de vidro; Acomodar o material e condensar primeiro nas proximais (Classe II); 21. Sequência clínica Condensar contra as paredes e ângulos; 22.

Quais devem ser os cuidados do cirurgião dentista para minimizar os riscos de toxicidade do amálgama?

Cuidados importantes:

  1. Uso da menor relação possível de mercúrio na liga;
  2. Uso de amalgamadores mecânicos seguros, que não apresentem vazamentos de mercúrio;
  3. Uso de isolamento absoluto para evitar queda de amálgama na cavidade bucal. Nota: a mucosa do assoalho da cavidade bucal é altamente permeável.

Como remover amálgama do dente?

Usar brocas de carbide novas e de pequeno calibre para a remoção do amálgama. Irrigação abundante se possível com água gelada no reservatório para utilizar com o alta rotação. Utilizar aspiradores de sucção de alta potência, além do sugador.

Quais cuidados devemos ter com o mercúrio presente no amálgama de prata?

Segurança no uso do mercúrio em restaurações de amálgama. Ver....Quebra de frascos de mercúrio: O que fazer?

  • Ventilar a sala abrindo as janelas.
  • Interditar a sala até que todo o mercúrio derramado seja removido.
  • Lavar o piso com água e sabão e em seguida encerá-lo. A cera impede a retenção do mercúrio no piso.

O que utilizamos para realizar uma restauração de amálgama?

O acabamento das superfícies proximais é realizado com tiras de lixa de aço ou tiras para acabamento de resina composta. Aplica-se então um abrasivo com a escova Robinson em forma de pincel, que pode ser pedra pomes e água, o “Amalgloss” e álcool ou óxido de zinco e álcool.

Como devemos eliminar o fixador e o revelador?

Revelador e fixador (efluentes radiológicos): devem ser descartados em bombonas de plástico rígido, de 10 ou 20L, devidamente identificadas.

Quais são os pontos negativos das restaurações em amálgama?

  • Apesar dos pontos negativos, as restaurações em amálgama ainda tem uma maior durabilidade do que as feitas em resina composta. São esses fatores que fazem com que as restaurações em amálgama sejam realizadas até hoje, apesar do apelo estético desfavorável.

Qual a diferença entre as restaurações em resina e amálgama de prata?

  • As restaurações em resina tem um ganho estético considerável em comparação às restaurações em amálgama, já que a resina tem textura e cor semelhantes ao esmalte dos dentes, enquanto que o amálgama de prata se destaca negativamente por sua aparência metálica e sua cor acinzentada.

Como são feitas as restaurações dentárias?

  • As restaurações dentárias são realizadas para tratar dentes com lesões provocadas pelas cáries dentárias, devolver a anatomia original dos dentes e evitar que as bactérias da cárie avancem e infectem a estrutura interna do dente (polpa dentária, popularmente conhecida como “nervo”).

Como é feito o preenchimento restaurador?

  • Há algum tempo atrás, esses preenchimentos restauradores eram feitos em sua grande maioria com amálgama de prata, um material que na verdade é uma liga de de mercúrio com limalha de prata, estanho e cobre, muito conhecido pela sua longevidade e resistência.