Quais são os exames de medicina nuclear?
Índice:
- Quais são os exames de medicina nuclear?
- Qual é o objetivo da medicina nuclear?
- O que é a medicina nuclear?
- O que é e para que serve a medicina nuclear?
- Como ocorre o fenômeno da radioatividade durante o exame de medicina nuclear?
- Qual o preparo para o exame de medicina nuclear?
- Em quais casos é indicado um exame de medicina nuclear?
- Quando procurar medicina nuclear?
- Quais casos a medicina nuclear é mais indicada?
- Como se divide a medicina nuclear?
- Quais são as vantagens da medicina nuclear?
- Onde é possível encontrar a medicina nuclear no Brasil?
- Como funciona a medicina nuclear?
- Quais são as nossas unidades de Medicina Nuclear?
Quais são os exames de medicina nuclear?
Os exames comumente utilizados em medicina nuclear são:
- Cintilografia óssea.
- Gamagrafia com gálio.
- Tomografia por emissão de pósitrons (PET scan).
- Gamagrafia de tireoide.
Qual é o objetivo da medicina nuclear?
Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza, em pequenas quantidades, materiais radioativos produzidos para fins médicos, com o objetivo de diagnosticar e/ou tratar certas doenças.
O que é a medicina nuclear?
A Medicina Nuclear analisa a anatomia dos órgãos e também seu funcionamento em tempo real, permitindo diagnósticos e tratamentos mais precoces e precisos para doenças como cânceres, problemas do coração e problemas neurológicos, entre outras.
O que é e para que serve a medicina nuclear?
A medicina nuclear é uma especialidade médica que usa pequenas quantidades de substâncias radioativas, por meio dos denominados radiofármacos, para realizar exames diagnósticos e tratamentos terapêuticos e auxiliar alguns procedimentos cirúrgicos.
Como ocorre o fenômeno da radioatividade durante o exame de medicina nuclear?
Esse processo é feito por meio de elementos conhecidos como radiofármacos que apresentam afinidades químicas com determinados órgãos do corpo humano. Estes elementos transportam a substância radioativa para o órgão ou tecido a ser diagnosticado ou tratado.
Qual o preparo para o exame de medicina nuclear?
Preparo: É necessário jejum de 2 horas. Trazer 1 limão para uso nos exames (excreção salivar). O paciente vem ao serviço de medicina nuclear faz a injeção do radioisótopo e após 10 minutos é realizado o exame.
Em quais casos é indicado um exame de medicina nuclear?
Dessa forma, é possível diagnosticar e/ou auxiliar no tratamento de diversas doenças, como embolia pulmonar, infecções agudas, infarto do miocárdio, câncer, obstruções renais, demências, entre diversas outras.
Quando procurar medicina nuclear?
A medicina nuclear pode ser aplicada na detecção de doenças em seus estágios mais iniciais. Como por exemplo, antes que causem alterações estruturais detectáveis por exames anatômicos.
Quais casos a medicina nuclear é mais indicada?
Pode ser aplicada tanto no diagnóstico quanto no tratamento de diversas doenças. Com o uso de substâncias a medicina nuclear é capaz de diagnosticar diversas doenças, que incluem embolia pulmonar, infecções agudas e infarto do miocárdio, câncer, obstruções renais, demências entre outros.
Como se divide a medicina nuclear?
Tomografia computadorizada (TC); Tomografia de emissão de pósitron (PET); Ressonância magnética nuclear; Cintilografia.
Quais são as vantagens da medicina nuclear?
- Entre as inúmeras vantagens de utilizar a medicina nuclear para o diagnóstico de doenças, as principais são: Possibilidade de diagnosticar doenças até então invisíveis pelos exames de radiografia comuns. Quais são os principais exames realizados com medicina nuclear? O exame utiliza isótopos radioativos para obter o diagnóstico de várias doenças.
Onde é possível encontrar a medicina nuclear no Brasil?
- Onde é possível encontrar esses serviços? A medicina nuclear é uma especialidade reconhecida no Brasil. Está presente em 436 serviços de MN no Brasil, entre clínicas, hospitais, centros de pesquisa que atendem a mais de um e meio milhão de pessoas por ano.
Como funciona a medicina nuclear?
- Diferente dos exames de imagem convencionais, como radiografia, ressonância magnética e ultrassom, a medicina nuclear tem como base analisar a função dos tecidos e dos órgãos. Ela avalia a fisiologia e o metabolismo do corpo.
Quais são as nossas unidades de Medicina Nuclear?
- As nossas Unidades de Medicina Nuclear dispõem de instalações e equipamentos preparados para a realização de todos os exames de diagnóstico e terapêuticas no âmbito da Medicina Nuclear.