O que é babaçu e para que serve?
Índice:
- O que é babaçu e para que serve?
- Quais produtos são produzidos a partir do babaçu?
- Onde pode ser utilizado o óleo de babaçu na culinária maranhense?
- Em qual tipo de cobertura vegetal encontramos o babaçu?
- Quais os benefícios do ácido láurico?
- Qual o valor nutritivo do coco babaçu?
- O que o óleo de babaçu faz no cabelo?
- Como é feita a produção de babaçu?
- Quais são as matas de babaçu?
- Qual a propriedade do óleo de babaçu?
- Por que o leite do babaçu é usado na alimentação?
O que é babaçu e para que serve?
O babaçu é uma palmeira de origem brasileira, podendo ser encontrada nos Estados do Tocantins, Maranhão, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso. Sua estipe é usada para construção de casas e pontes, sua seiva para produção de bebida fermentada e seu palmito para a alimentação.
Quais produtos são produzidos a partir do babaçu?
Pode ser usado para fazer óleo para cozinhar, cosméticos, farinha (para fazer bolos, pão e pudins), carvão vegetal, sabão, papel, e produtos de cartão.
Onde pode ser utilizado o óleo de babaçu na culinária maranhense?
Mas o principal fim das amêndoas é a produção de óleo de coco do babaçu. Este é amplamente utilizado na indústria cosmética, alimentícia, de sabões, detergentes, lubrificantes, entre outras e na alimentação das comunidades da região do Cerrado e transição com a Amazônia.
Em qual tipo de cobertura vegetal encontramos o babaçu?
É encontrada em maior quantidade nos estados do Maranhão e Piauí, sendo considerada uma planta característica (junto à carnaúba) da formação vegetal Mata dos Cocais, uma zona de transição entre as florestas úmidas da bacia Amazônica e as terras semi-áridas do Nordeste brasileiro, no chamado Meio-Norte.
Quais os benefícios do ácido láurico?
“O ácido láurico compõe a maior parte das gorduras desse fruto”, diz a nutricionista Mariana Bomfim. E, como se trata de um ácido graxo de cadeia média, ele pode contribuir para elevar o nível de HDL, o chamado colesterol bom. Ou seja: dá uma força para manter as taxas de colesterol sob controle.
Qual o valor nutritivo do coco babaçu?
Pesquisas demostram que a composição da farinha do mesocarpo do babaçu apresenta valores consideráveis de fibras, cálcio, magnésio, fósforo e ferro e outros nutrientes importantes para manutenção da saúde.
O que o óleo de babaçu faz no cabelo?
Segundo a especialista, babaçu hidrata profundamente os fios, proporcionando brilho, condicionamento e melhorando a penteabilidade dos cabelos. “O óleo ajuda a reduzir o volume dos cabelos. Repõe a camada de proteção e aminoácidos, pequenas partículas que penetram os fios levando nutrição”, explica ela.
Como é feita a produção de babaçu?
- A produção de babaçu é por extrativismo e feita principalmente por comunidades de pequenas vilas das regiões Norte e Nordeste do Brasil. No Maranhão, as mulheres que extraem as amêndoas de babaçu são conhecidas como quebradeiras e hoje existem diversas cooperativas. Além das amêndoas, as folhas são usadas na confecção de artesanatos.
Quais são as matas de babaçu?
- As matas de babaçu são identificadas sem dificuldade na paisagem. Essa palmeira chega a atingir 20 metros de altura e dá de dois a seis cachos de coquilhos, dentro dos quais encontramos amêndoas.
Qual a propriedade do óleo de babaçu?
- A farinha produzida a partir do mesocarpo do coco de babaçu é amplamente vendida e possui como principais propriedades a atividade anti-inflamatória, imunomoduladora, analgésica e antipirética. O óleo de babaçu é um dos produtos que despertam maior interesse, sendo utilizado amplamente pelas comunidades onde se encontram os babaçuais.
Por que o leite do babaçu é usado na alimentação?
- O leite do babaçu e o óleo extraído de suas amêndoas são usados na alimentação; a farinha do mesocarpo de babaçu é um complemento alimentar rico em amidos e sais minerais, utilizada em bolos, pães e mingau. Da casca do coco é produzido carvão.