:

O que é litíase renal e suas causas?

Índice:

  1. O que é litíase renal e suas causas?
  2. Como é desenvolvida a litíase renal?
  3. Quais são as principais composições dos cálculos renais e como se da sua formação?
  4. O que leva a ter cálculo renal?
  5. Qual é a principal composição dos cálculos?
  6. Quais são os fatores que favorecem a formação dos cálculos urinários?

O que é litíase renal e suas causas?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.

Como é desenvolvida a litíase renal?

Definição. Os cálculos urinários são concreções formadas por agregação de cristais e matriz orgânica no trato urinário. Em geral, a formação ocorre inicialmente nas papilas renais, mas pode originar-se em qualquer parte do sistema urinário.

Quais são as principais composições dos cálculos renais e como se da sua formação?

Os mais comuns são de Oxalato de Cálcio, Ácido Úrico, Estruvita e Fosfato de Cálcio. Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada.

O que leva a ter cálculo renal?

Quando pequenos cristais (que podem ser resultantes, por exemplo, do próprio processo de filtragem do sangue que possui um excesso de certas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico) se aglomeram e formam pedrinhas, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário, a pessoa é diagnosticada com ...

Qual é a principal composição dos cálculos?

85% dos cálculos urinários são de cálcio, principalmente oxalato de cálcio (ver tabela Composição dos cálculos urinários); 10% são ácido úrico; 2% são cistina; e os restantes são fosfato de amônio e magnésio (estruvita).

Quais são os fatores que favorecem a formação dos cálculos urinários?

Os fatores de risco já estabelecidos para a formação de cálculos urinários (problema também denominado nefrolitíase, urolitíase ou, popularmente, pedras nos rins) podem ser divididos em intrínsecos, que compreendem idade, sexo e hereditariedade, e fatores extrínsecos, como os geográficos e climáticos (por exemplo, ...