:

O que é Licenciatura em Educação Especial?

Índice:

  1. O que é Licenciatura em Educação Especial?
  2. Quais são as áreas da Educação Especial?
  3. Quem pode dar aula de Educação Especial?
  4. Para que serve o curso de Educação Especial?
  5. Quanto tempo dura o curso de Educação Especial?
  6. Tem algum curso específico de Educação Especial?
  7. Como é a Educação Especial no Brasil?
  8. Qual deve ser a formação do professor para atuar na Educação Especial?
  9. O que é preciso para trabalhar com educação especial?
  10. Qual a modalidade de Educação Especial?
  11. Quais são as principais leis relacionadas à educação especial?
  12. Por que a educação especial está em desenvolvimento?
  13. Quais são os objetivos da Educação Especial?

O que é Licenciatura em Educação Especial?

Com a licenciatura em Educação Especial você irá ensinar e auxiliar alunos com deficiência (física, intelectual, auditiva e visual), transtorno do espectro autista, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Quais são as áreas da Educação Especial?

Os cursos de “Especialização em Educação Especial”, nas áreas de Deficiência Auditiva/Surdez, Deficiência Visual, Deficiência Intelectual, Deficiência Física, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas habilidades/Superdotação possuem carga horária total de 686 horas distribuídas entre atividades web, estágio, dez ...

Quem pode dar aula de Educação Especial?

Professores criativos ou que já tenham experiência com inclusão de crianças com deficiência no contexto dos ensinos fundamental e médio podem ser bons parceiros. Outra estratégia pode ser estabelecer parcerias com unidades escolares que ofereçam o atendimento educacional especializado (AEE).

Para que serve o curso de Educação Especial?

Educação especial é uma modalidade de ensino que tem como objetivo principal promover o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência, em escolas regulares ou especializadas, em todos os níveis e graus do sistema de ensino.

Quanto tempo dura o curso de Educação Especial?

4 anos Na graduação, o curso de Educação Especial é oferecido como licenciatura e tem duração de 4 anos. Durante o curso, os alunos aprendem noções de Braille, Libras e de Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa.

Tem algum curso específico de Educação Especial?

O curso de Educação Especial é oferecido como graduação e pós-graduação. Na graduação, o curso de Educação Especial é oferecido como licenciatura e tem duração de 4 anos. Durante o curso, os alunos aprendem noções de Braille, Libras e de Tecnologias Assistivas e Comunicação Alternativa.

Como é a Educação Especial no Brasil?

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.

Qual deve ser a formação do professor para atuar na Educação Especial?

Conforme a Política, “para atuar na educação especial o professor deve ter como base da sua formação inicial e con- tinuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e co- nhecimentos específicos da área”.

O que é preciso para trabalhar com educação especial?

Graduação. Fazer faculdade em pedagogia é um passo essencial para os que desejam trabalhar com educação especial. Ao longo de seus 4 anos de duração, o curso garante todas as habilidades necessárias para o profissional se tornar um generalista na área.

Qual a modalidade de Educação Especial?

  • Segundo o art. 58 da Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9394 de 20 de dezembro de 1996; “entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de Educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

Quais são as principais leis relacionadas à educação especial?

  • Na sequência, vamos listar não só as principais leis, como também declarações e outros textos importantes relacionados à educação especial, tanto direta quanto indiretamente. Estabelecendo uma relação mais ampla, podemos resgatar documentos de muitas décadas atrás que poderiam abarcar a educação especial, como a DUDH, proclamada em 1948.

Por que a educação especial está em desenvolvimento?

  • Contudo, no Brasil, a educação especial é um processo que ainda está em desenvolvimento, havendo muito preconceito, medos e resistência. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) é garantido que todos os alunos com necessidades especiais possam estudar em escolas regulares, desde a educação infantil até o ensino superior.

Quais são os objetivos da Educação Especial?

  • ” Os objetivos da educação especial são os mesmos da educação em geral, o que difere é o atendimento, que passa ser de acordo com as diferenças individuais do educando. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas - ONU, as pessoas com deficiências representam 10% da população mundial.