:

O que se entende por trabalhabilidade do concreto fresco?

Índice:

  1. O que se entende por trabalhabilidade do concreto fresco?
  2. Como se processa a verificação da consistência do concreto?
  3. O que é consistência do concreto?
  4. O que é a coesão do concreto?
  5. Como avaliar a trabalhabilidade do concreto no estado fresco?
  6. Como se avalia a consistência do concreto no estado fresco?
  7. Como é feito o ensaio de consistência do concreto também conhecido como Slump Test?
  8. Quais os fatores afetam a consistência do concreto fresco?
  9. O que é a plasticidade do concreto?
  10. Qual a diferença entre a trabalhabilidade e a altura do concreto?
  11. Qual a consistência do concreto?
  12. Quais são os principais tipos de concretos?
  13. Quais são os aditivos do concreto?

O que se entende por trabalhabilidade do concreto fresco?

A trabalhabilidade do concreto é a propriedade no estado fresco que determina a facilidade e a homogeneidade com que ele pode ser misturado, lançado, adensado e acabado. Tal qualidade é avaliada pela consistência do concreto.

Como se processa a verificação da consistência do concreto?

Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto, também conhecido como slump test. Neste ensaio, colocamos uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes.

O que é consistência do concreto?

A consistência do concreto está relacionada com suas próprias características, com a mobilidade da massa e a coesão entre seus componentes. Modificando a proporção de água adicionada ou empregando aditivos, sua plasticidade é alterada, variando a deformação do concreto perante esforços.

O que é a coesão do concreto?

A coesão é a propriedade pela qual os concretos se mantém misturados, isto é, seus componentes não se separam.

Como avaliar a trabalhabilidade do concreto no estado fresco?

Nenhum ensaio é capaz de fornecer uma avaliação completa da trabalhabilidade do concreto. O ensaio mais conhecido, que mede a consistência do concreto, é o denominado ensaio de abatimento do tronco de cone, mais conhecido como Slump Test.

Como se avalia a consistência do concreto no estado fresco?

O ensaio mais conhecido, que mede a consistência do concreto, é o denominado ensaio de abatimento do tronco de cone, mais conhecido como Slump Test. O abatimento do concreto é uma das medidas de referência das características do concreto, motivo pelo qual seu valor costuma ser especificado no pedido do concreto.

Como é feito o ensaio de consistência do concreto também conhecido como Slump Test?

Para concretos convencionais, exceto o concreto auto-adensável, o teste de Slump consiste em preencher o molde tronco cônico com concreto, que pode ter sido feito manualmente, com uma betoneira ou com um Autoconcreteira, em 3 camadas, com o auxilio de uma colher de pedreiro.

Quais os fatores afetam a consistência do concreto fresco?

Existem vários fatores que afetam essa propriedade, como o traço do concreto, sua consistência, o uso de aditivos e os métodos de transporte, lançamento e adensamento, além das próprias características da peça que será criada.

O que é a plasticidade do concreto?

Dizemos que um concreto tem boa plasticidade quando ele é moldado sem dificuldade, ou seja, sem se romper. Esse atributo depende da consistência da mistura e da forte coesão entre os componentes do concreto.

Qual a diferença entre a trabalhabilidade e a altura do concreto?

  • Por estar diretamente relacionada à consistência do concreto, a trabalhabilidade também é indicada por meio do Slump Test. Quanto mais pronunciada for a diferença de altura, maior será a trabalhabilidade.

Qual a consistência do concreto?

  • A consistência do concreto é um dos principais fatores a serem analisados e influencia diretamente na trabalhabilidade, uma propriedade do estado fresco do concreto e que está relacionada a três características: maior facilidade de redução de vazios, de poros interligados e de adensamento do concreto;

Quais são os principais tipos de concretos?

  • Baseado nas variedades de materiais e suas quantidades utilizadas, é possível obter inúmeros tipos de concretos que podem ser usados na construção civil, alterando método de aplicação, custo, resistência e outras características. Separamos a seguir os principais e mais importantes tipos de concretos.

Quais são os aditivos do concreto?

  • Existem diversos tipos de aditivos — aceleradores de pega, redutores de água, impermeabilizantes, entre outros — que proporcionam melhora nas propriedades do concreto ou agregam características especiais como trabalhabilidade e resistência.