:

O que é a pedagogia libertária?

Índice:

  1. O que é a pedagogia libertária?
  2. Em qual movimento se enquadra a pedagogia libertária?
  3. Qual o papel do aluno na pedagogia libertária?
  4. O que significa tendência libertária?
  5. Qual o objetivo da tendência libertária?
  6. Quando surgiu a pedagogia libertária?
  7. Como começou o curso de pedagogia libertária?
  8. Quais são os princípios fundamentais da pedagogia libertária?
  9. Como a pedagogia libertária se baseia no gosto espontâneo das crianças?
  10. Qual é a luta contra a pedagogia autoritária?

O que é a pedagogia libertária?

A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário em que ela o institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões e associações.

Em qual movimento se enquadra a pedagogia libertária?

Antiautoritarismo e autogestão são os princípios fundamentais da proposta pedagógica anarquista (que abrange várias correntes: libertários, psicanalistas e sociólogos).

Qual o papel do aluno na pedagogia libertária?

Como princípios fundamentais da Pedagogia Libertária, podemos destacar a preocupação em transformar a personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. ... Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não, ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do grupo.

O que significa tendência libertária?

A tendência libertária é contra o autoritarismo e a favor do autogerenciamento. Como o próprio nome diz, ela dá liberdade para o aluno. Ele aprende principalmente com base na troca do grupo, o que ajuda bastante na transformação da sua personalidade, pra que se torne mais independente.

Qual o objetivo da tendência libertária?

2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. ... Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe.

Quando surgiu a pedagogia libertária?

“A pedagogia libertadora tem suas origens no movimento da educação popular, no final dos anos 50 e início dos anos 60, quando foi interrompida pelo golpe militar de 1964, e retoma o seu desenvolvimento no final dos anos 70 e início dos anos 80.

Como começou o curso de pedagogia libertária?

  • Há cinco anos iniciamos na Casa da Soma, em São Paulo, o Curso de Pedagogia Libertária. A ele comparecem as pessoas ligadas à Soma de oito Estados. O curso tem a duração de um fim de semana, e trabalham-se de oito a dez horas por dia, com a prática diária da Capoeira Angola.

Quais são os princípios fundamentais da pedagogia libertária?

  • Temos como representantes dessa tendência alguns teóricos conhecidos, como: Freinet, Vasquez, Oury, Ferrer e Guardia, entre outros. Como princípios fundamentais da Pedagogia Libertária, podemos destacar a preocupação em transformar a personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário.

Como a pedagogia libertária se baseia no gosto espontâneo das crianças?

  • A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA SE BASEIA NO GOSTO ESPONTÂNEO DAS CRIANÇAS PELO CONHECIMENTO E EM SUA CAPACIDADE NATURAL DE CRITICAR O QUE LHES ENSINAM. A PEDAGOGIA AUTORITÁRIA VISA FUNDAMENTALMENTE DESTRUIR ESSE POTENCIAL CRÍTICO PERGUNTAR É O ATO MAIS ESPONTÂNEO E O ÚNICO REALMENTE INDISPENSÁVEL NA FORMAÇÃO CULTURAL.

Qual é a luta contra a pedagogia autoritária?

  • A luta contra a pedagogia autoritária praticada pela família burguesa capitalista é algo que estamos praticando há trinta anos, por meio da Soma, uma prática pedagógico-terapêutica corporal e em grupo, inspirada na obra de Wilhelm Reich e visando tanto a prevenção quanto a recuperação de pessoas submetidas à repressão autoritária.