:

Qual o significado de precarização flexibilização do trabalho?

Índice:

  1. Qual o significado de precarização flexibilização do trabalho?
  2. O que quer dizer uberização do mercado de trabalho?
  3. Como surge a precarização do trabalho?
  4. Qual a diferença entre precariedade e trabalho precário?
  5. Quais são as características do trabalho precário?
  6. Como se torna o trabalhador precarizado?

Qual o significado de precarização flexibilização do trabalho?

A precarização do trabalho, portanto, tem sido percebida como uma das consequências mais visíveis da flexibilização do mercado de trabalho, que preconiza a proliferação de formas de emprego de caráter flexível, das novas formas de contrato e do declínio da oferta de empregos típicos/permanentes.

O que quer dizer uberização do mercado de trabalho?

A uberização, tal como será tratada aqui, refere-se a um novo estágio da exploração do trabalho, que traz mudanças qualitativas ao estatuto do trabalhador, à configuração das empresas, assim como às formas de controle, gerenciamento e expropriação do trabalho.

Como surge a precarização do trabalho?

  • Com a aprovação de mecanismos de ampliação da lei do trabalho temporário e da terceirização de todas as atividades empresariais, surge em pauta a precarização do trabalho. Ontem eu fui perguntado, sobre o que é a precarização do trabalho?

Qual a diferença entre precariedade e trabalho precário?

  • “Precariedade” e “trabalho precário” 1Jean -Claude Barbier, num artigo publicado em 2005, analisa a utilização do termo precariedade em França, dizendo que, desde o fi nal dos anos 70, é um termo utilizado correntemente quer no discurso político, quer na investigação, e que contém uma grande diversidade de sentidos.

Quais são as características do trabalho precário?

  • 5 Apesar da dificuldade em encontrar uma definição comum e rigorosa de “trabalho precário” 5, vamos neste trabalho associá -lo a quatro características: i) Insegurança no emprego; ii) Perda de regalias sociais; iii) Salários baixos; iv) Descontinuidade nos tempos de trabalho.

Como se torna o trabalhador precarizado?

  • O trabalhador precarizado, torna-se um consumidor precarizado, sem dinheiro para consumir e isso engessa o desenvolvimento econômico e social, sem contar que teremos a cada dia menos poupança, mais doenças ocupacionais, enfim.