Como se forma a radioatividade?
Índice:
- Como se forma a radioatividade?
- Quais os problemas que a radioatividade pode causar?
- Qual a função da radioatividade?
- Qual é a origem da radioatividade?
- Como é produzida a radioatividade artificial?
- Quais são os perigos da radiação de Chernobyl?
- Quais são os efeitos da radiação no meio ambiente?
- Quais são as aplicações da radioatividade?
- Qual a importância da radioatividade para a humanidade?
- Quais as leis da radioatividade?
- Quando foi descoberta a radioatividade?
Como se forma a radioatividade?
A radioatividade se define como o fenômeno pelo qual um núcleo instável (sem estabilidade) emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Os átomos radioativos estão sempre emitindo radiações para se tornarem mais estáveis, logo a radiação se define como a espécie emitida pelo núcleo.
Quais os problemas que a radioatividade pode causar?
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Qual a função da radioatividade?
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. ... Isótopos radioativos liberam energia (radiação) através de ondas eletromagnéticas (raios X e raios gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade.
Qual é a origem da radioatividade?
A radioatividade foi descoberta em 1896, pelo cientista francês Henri Becquerel ao estudar a fosforescência natural das substâncias. Utilizando amostras que continham urânio, Becquerel observou que as emissões radioativas ocorriam espontaneamente.
Como é produzida a radioatividade artificial?
A radioatividade artificial é produzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo modificando-o, este, por ser instável, se desintegra posteriormente.
Quais são os perigos da radiação de Chernobyl?
Outra importante consequência do acidente de Chernobyl foi o aumento da quantidade de câncer na população ucraniana e bielorrussa, principalmente. Existem estudos que apontam que, até 2005, cerca de 6 mil crianças desenvolveram câncer de tireoide em consequência da exposição à radiação.
Quais são os efeitos da radiação no meio ambiente?
A exposição de material nuclear ao meio ambiente libera substâncias radioativas no ar e no solo. Essas substâncias contaminam plantas, rios, os animais e as pessoas em volta. Os dois elementos mais perigosos são o iodo radioativo e o césio, subprodutos da fissão nuclear do urânio.
Quais são as aplicações da radioatividade?
- Aplicações da radioatividade. Porém, como já citamos as radiações são também utilizadas para inúmeros benefícios como por exemplo: o exame de Raio-X, a cintilografia, que é um processo onde radioisótopos são usados para exames com imagens em alguns órgãos onde resultados são obtidos através do contraste.
Qual a importância da radioatividade para a humanidade?
- Mas a radioatividade é benéfica para à humanidade, a exemplo dos avanços na medicina e na produção de energia elétrica. Em 1896, o físico francês Antoine-Henri Becquerel publicou sobre a descoberta da radioatividade. Seus estudos causaram grande alvoroço no mundo, inclusive lhe rendendo o Prêmio Nobel de Física em 1903.
Quais as leis da radioatividade?
- Baseado no nome do físico Frederick Soddy, como dito, há duas essenciais Leis da Radioatividade, que merecem estudo. A primeira diz que um átomo instável emite uma partícula alfa (α), só que diminui o número atômico (Z) em duas unidades. Por outro lado, o número de massa (A) diminui em quatro unidades. Dessa forma, 24α.
Quando foi descoberta a radioatividade?
- Um terceiro tipo de radioatividade, a emissão gama, foi descoberta em 1900, pelo químico e físico francês Paul Ulrich Villard. A radioatividade tem muitas aplicações na sociedade.