Por que as empresas utilizam a precarização do trabalho de caráter estrutural?
Índice:
- Por que as empresas utilizam a precarização do trabalho de caráter estrutural?
- O que significa precarização em relação ao trabalho explique e mostre alguns exemplos?
- O que é o trabalho nos dias de hoje?
- Quem foi Maria da Graça Druck?
- O que significa precarização do trabalho de exemplos?
- Quais são as características do trabalho precário?
- Como surge a precarização do trabalho?
- Qual a diferença entre precariedade e trabalho precário?
- Qual a precarização nas relações de trabalho contemporâneas?
Por que as empresas utilizam a precarização do trabalho de caráter estrutural?
Para Antunes (2008), a precarização do trabalho tem caráter estrutural, sendo uma faceta da reestruturação produtiva e organizacional adotada por empresas que visam aumentar seus lucros, a partir do aumento de produtividade da mão-de-obra, ao passo em que se diminui a carga de direitos trabalhistas e o número de postos ...
O que significa precarização em relação ao trabalho explique e mostre alguns exemplos?
A precarização é um fenômeno da globalização porque ela esta atrelada a redução de custos de produção para que a indústria (de forma ampla) tenha melhor preço final, mantendo lucros significativos. Um exemplo fora do contexto do trabalho que podemos citar é o das passagens aéreas.
O que é o trabalho nos dias de hoje?
O trabalho é a atividade por meio da qual o ser humano produz sua própria existência. Essa afirmação condiz com a definição dada por Karl Marx quanto ao que seria o trabalho. A ideia não é que o ser humano exista em função do trabalho, mas é por meio dele que produz os meios para manter-se vivo.
Quem foi Maria da Graça Druck?
Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA). Pesquisadora do Centro de Recursos Humanos (CRH/UFBA) e do CNPq.
O que significa precarização do trabalho de exemplos?
Um típico exemplo de precarização por sobrequalificação, onde o trabalhador possui uma qualificação bem superior a exigida para executar as tarefas requeridas na ocupação em que se encontra, tendo a principal consequência na disfunção salarial em relação à produtividade do trabalhador.
Quais são as características do trabalho precário?
- 5 Apesar da dificuldade em encontrar uma definição comum e rigorosa de “trabalho precário” 5, vamos neste trabalho associá -lo a quatro características: i) Insegurança no emprego; ii) Perda de regalias sociais; iii) Salários baixos; iv) Descontinuidade nos tempos de trabalho.
Como surge a precarização do trabalho?
- Com a aprovação de mecanismos de ampliação da lei do trabalho temporário e da terceirização de todas as atividades empresariais, surge em pauta a precarização do trabalho. Ontem eu fui perguntado, sobre o que é a precarização do trabalho?
Qual a diferença entre precariedade e trabalho precário?
- “Precariedade” e “trabalho precário” 1Jean -Claude Barbier, num artigo publicado em 2005, analisa a utilização do termo precariedade em França, dizendo que, desde o fi nal dos anos 70, é um termo utilizado correntemente quer no discurso político, quer na investigação, e que contém uma grande diversidade de sentidos.
Qual a precarização nas relações de trabalho contemporâneas?
- Cabe assinalar que essa precarização nas relações de trabalho contemporâneas conforma, na verdade, uma intensificação da precarização inerente à essência do modo de produção capitalista.