:

O que é a logística reversa é quem deve se preocupar com ela?

Índice:

  1. O que é a logística reversa é quem deve se preocupar com ela?
  2. Como os resíduos sólidos são vistos pela logística reversa?
  3. Qual é o objetivo da logística reversa?
  4. Qual é a principal característica da logística reversa?
  5. Por que se preocupar com a logística?
  6. Onde é aplicado a logística reversa?
  7. Como funciona a logística reversa na prática?
  8. Qual o sistema de logística reversa?
  9. Como é o gerenciamento de resíduos sólidos?
  10. Qual a política nacional de resíduos sólidos?
  11. Qual a classificação dos resíduos sólidos?

O que é a logística reversa é quem deve se preocupar com ela?

A logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. ... Existem produtos sabidamente prejudiciais à natureza, que impactam, inclusive, a saúde e a qualidade de vida do ser humano.

Como os resíduos sólidos são vistos pela logística reversa?

Além de prevenir a poluição ambiental e prejuízos para a saúde pública, a logística reversa gera valor para o resíduo. Os resíduos que, de outra forma, seriam descartados, retornam ao ciclo produtivo da empresa geradora para serem reaproveitado ou como matéria prima para a fabricação de novos produtos.

Qual é o objetivo da logística reversa?

A logística reversa é de grande importância para as operações de logística empresarial, pois estuda e gerencia o descarte ou a reintegração dos subprodutos do processo produtivo. Ela traz grande vantagem competitiva, diminui os custos e melhora o serviço oferecido ao consumidor.

Qual é a principal característica da logística reversa?

A logística reversa trata do fluxo de retorno de materiais produzidos, estocados e consumidos pelos clientes consumidores. Esse fluxo de retorno, também chamado de fluxo reverso, podem ser materiais enviados para reciclagem, embalagens para serem reaproveitadas, materiais com excesso em estoque ou avariados.

Por que se preocupar com a logística?

A importância da logística para a empresa A logística é importante porque ajuda no controle dos estoques, gerenciamento de compras e armazenagem de produtos. Ao mesmo tempo auxilia na distribuição de pedidos e entregas. Mas mais do que só isso, é também uma peça-chave para o planejamento estratégico da empresa.

Onde é aplicado a logística reversa?

A quem se aplica? A logística reversa pode ser aplicada a todo tipo de resíduo, porém seu alvo principal são os produtos que, após consumidos, se descartados de maneira errada, podem causar riscos de intoxicação tanto da natureza, quanto da sociedade.

Como funciona a logística reversa na prática?

O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem. ... Vidro pode se transformar em novas embalagens de produtos no mercado.

Qual o sistema de logística reversa?

  • Para alguns produtos, devido ao grau e à extensão do impacto de seus resíduos à saúde e ao meio ambiente, deve-se implantar sistema de logística reversa específico.

Como é o gerenciamento de resíduos sólidos?

  • O gerenciamento de resíduos sólidos por meio da logística reversa, como instrumento de gestão ambiental e a prática da logística reversa, sob a visão dos diversos níveis de gerenciamento desses resíduos, como a redução do consumo, a reutilização, a reforma, a reciclagem, a incineração ou aproveitamento de energia.

Qual a política nacional de resíduos sólidos?

  • A Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), representa um marco para a sociedade brasileira em relação à sustentabilidade, pois apresenta uma visão avançada na forma como nos relacionamos com os resíduos sólidos que geramos.

Qual a classificação dos resíduos sólidos?

  • Entende-se por resíduos sólidos, materiais sem utilidade, supérfluos e até mesmo perigosos que devem ser descartados ou eliminados, provenientes de atividades humanas. A classificação dos resíduos sólidos gerados em uma determinada atividade é o primeiro passo para estruturar um plano de gestão adequado.