:

Quais são as principais fontes históricas?

Índice:

  1. Quais são as principais fontes históricas?
  2. Como se dá o trabalho com as fontes históricas?
  3. São exemplos de fontes históricas escritas?
  4. Quais são as fontes imateriais?
  5. Quais são as cinco fontes históricas?
  6. Quais os tipos de fontes dentro do estudo de história *?
  7. O que são fontes históricas e como se dá o trabalho com fontes históricas?
  8. Quais são as fontes históricas escritas?
  9. Qual a diferença entre fontes e documentos históricos?
  10. Quais são as fontes históricas mais instigantes?
  11. Qual o papel das fontes para a pesquisa histórica?

Quais são as principais fontes históricas?

Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros. Fontes visuais: pinturas, fotografias, gravuras, filmes, entre outros. Fontes orais: entrevistas, gravações, depoimentos orais, canções, entre outros.

Como se dá o trabalho com as fontes históricas?

O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ... 154), isso significa dizer que os estudantes precisam explorar as evidências do passado e não tomar as análises acerca das fontes a partir de conclusões feitas por autoridades no assunto.

São exemplos de fontes históricas escritas?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Quais são as fontes imateriais?

As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.

Quais são as cinco fontes históricas?

As fontes históricas dividem, assim, em cinco tipos principais: orais, escritas, iconográficas, materiais e arquitetônicas.

Quais os tipos de fontes dentro do estudo de história *?

Tipos de fontes históricas

  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

O que são fontes históricas e como se dá o trabalho com fontes históricas?

As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.

Quais são as fontes históricas escritas?

  • Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas. As fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são: As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem.

Qual a diferença entre fontes e documentos históricos?

  • Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips. Há, é claro, uma diferença de complexidade entre as fontes.

Quais são as fontes históricas mais instigantes?

  • Por meio dos vários tipos de moedas que já foram cunhadas ao longo da história, desde a primeira delas, feita pelo rei persa Dario I (chamada dárico), até as atuais, as moedas testemunham situações políticas, econômicas e culturais. Outro exemplo de fontes históricas bem instigantes são os monumentos, que são, também, marcos de memória.

Qual o papel das fontes para a pesquisa histórica?

  • Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma. O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado. Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, ...