:

O que é cultura surda e suas características?

Índice:

  1. O que é cultura surda e suas características?
  2. Por que existe a cultura surda?
  3. Quais são as características da comunidade surda?
  4. Quem são as pessoas que fazem parte da comunidade surda?
  5. Por que é importante estudar a cultura surda?
  6. Quem constrói a cultura surda?
  7. Qual a principal característica de identificação dos surdos como grupo?
  8. Qual é a cultura dos surdos?
  9. Como ocorre a discriminação na cultura surda?
  10. Quais são as identidades surdas?
  11. Quais são as identidades de um povo surdo?

O que é cultura surda e suas características?

A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo, permitida principalmente pelo uso da língua de sinais. Logo, a cultura surda é colocada em oposição à cultura ouvinte, ou seja, o modo de ser e de se comunicar que é característico das pessoas que ouvem.

Por que existe a cultura surda?

É por meio da cultura surda que o surdo pode entender melhor o seu mundo e dessa forma se for preciso modificá-lo, e assim, se ajustar, tornar acessível. A cultura favorece a definição da identidade surda.

Quais são as características da comunidade surda?

Entende-se “comunidade surda”, então, como um espaço de trocas simbólicas em que as línguas de sinais, a experiência visual e os artefatos culturais surdos são partilhados entre sujeitos Surdos (e ouvintes) que congregam interesses comuns e projetos coletivos.

Quem são as pessoas que fazem parte da comunidade surda?

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.

Por que é importante estudar a cultura surda?

Porém, a cultura surda é riquíssima e muito importante para essa comunidade, pois assim como o ouvinte tem sua cultura, os surdos também têm! ... Pois afinal, a Língua Brasileira de Sinais é uma língua oficial no país, mas poucas pessoas sabem ou tem interesse em aprendê-la, logo, o surdo fica marginalizado socialmente.

Quem constrói a cultura surda?

Na Identidade Surda (Identidade Política), as pessoas apresentam características culturais baseadas na experiência visual, como determinante em seu comportamento; utilizam-se, somente, da Língua de Sinais; transmitem sua Cultura e seu posicionamento resistente diante da diferença de ser para os demais Surdos.

Qual a principal característica de identificação dos surdos como grupo?

Na Identidade Surda (Identidade Política), as pessoas apresentam características culturais baseadas na experiência visual, como determinante em seu comportamento; utilizam-se, somente, da Língua de Sinais; transmitem sua Cultura e seu posicionamento resistente diante da diferença de ser para os demais Surdos.

Qual é a cultura dos surdos?

  • Para os surdos, ter uma cultura é viver em igualdade, é ter um estilo de vida diferente em alguns aspectos. Existe uma cultura surda em um país de ouvinte assim como o nosso? Existe sim, e de uma forma que se diferencia da cultura dos ouvintes, que é por meio de valores, estilos, atitudes e práticas diferentes.

Como ocorre a discriminação na cultura surda?

  • Na cultura surda também há discriminação. Um dos pesquisadores que observou isso foi Owen Wrigley. Ele advertiu que situações assim acontecem com frequência no meio da construção da cultura surda. Esse mecanismo de exclusão e inclusão acontece sempre, dessa forma é que surgem novas definições de identidade dos surdos.

Quais são as identidades surdas?

  • Nesse sentido, a pesquisadora Gládis Perlin classificou tipos de culturas e identidades surdas conforme o uso da língua de sinais e a inserção no mundo ouvinte. Confira: Identidades surdas: são geralmente filhos surdos de pais também surdos, no qual a realidade visual (em contraposição à auditiva) não é algo estranho e nem perturbador ao indivíduo.

Quais são as identidades de um povo surdo?

  • Gladis Perlin (2005), investigadora surda brasileira, cita algumas das várias identidades comuns entre o povo surdo (aqui, entende-se “povo surdo” como um conceito lato e abrangente: a população total de surdos, sejam usuários de línguas gestuais, sejam oralizados, sejam participantes ou não das comunidades surdas).