:

O que é o dies ad quem?

Índice:

  1. O que é o dies ad quem?
  2. O que é dies a quo e dies ad quem?
  3. O que é julgador a quo?
  4. Qual é o dies ad quem para apresentação de contestação?
  5. O que é o termo a quo?
  6. O que é o termo inicial?
  7. O que é a quo e ad quem?
  8. O que é Corte a quo?
  9. O que significa a quo?

O que é o dies ad quem?

(Lê-se: díes ad cuem.) Último dia de um prazo (CPC, art. 184).

O que é dies a quo e dies ad quem?

dies a quo e dies ad quem O termo inicial onde o prazo processual se inicia é denominado de dies a quo, e o termo final, onde o prazo termina, é denominado dies ad quem. Ultrapassando o dies ad quem ocorre a preclusão temporal, pois findou-se o prazo para a prática dos atos processuais.

O que é julgador a quo?

A expressão “a quo” refere-se ao juiz ou ao tribunal de instância inferior de onde provém o processo objeto do recurso ou o ato que se discute em outro juízo.

Qual é o dies ad quem para apresentação de contestação?

a do artigo 335, inciso III, do Código de Processo Civil, o dies a quo do cômputo do prazo para contestação é aquele da própria juntada aos autos do aviso de recebimento ou do mandado devidamente cumprido, bem como nas outras hipóteses discriminadas em seus inúmeros incisos”.

O que é o termo a quo?

Nos dois casos, o termo em latim, “a quo”, refere-se à origem do processo. Ou seja, o Tribunal a quo é o Tribunal de onde veio o processo. Por exemplo, uma ação tramitou na 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, onde um juiz proferiu uma decisão sobre o caso. Uma das partes do processo recorreu ao Tribunal de Justiça.

O que é o termo inicial?

Entendemos por uma quarta vertente: o termo inicial é a data da conclusão da partilha, independentemente de o herdeiro ser ou não reconhecido, admitido, porém, a suspensão do prazo prescricional com a propositura da ação de reconhecimento da condição de herdeiro.

O que é a quo e ad quem?

Ou seja, o juiz ou Tribunal a quo é aquele de instância inferior, de onde veio o processo ou aquele de cuja decisão se recorre. De forma inversa, na linguagem jurídica, diz-se “Juízo ad quem” para se referir ao tribunal de instância superior para onde se encaminha o processo, ou seja, para quem se recorre.

O que é Corte a quo?

Um recurso interposto de decisão proferida em órgão jurisdicional inferior (juízo a quo) visa a aferição da correção da decisão, a ser levada a efeito por órgão jurisdicional superior (ad quem).

O que significa a quo?

Ao pé da letra, a quo significa "do qual", "desde o qual", sabido que 'a' é uma preposição que rege o "ablativo" e significa "de", "desde", "a partir de".