Qual é o conceito de desapropriação?
Índice:
- Qual é o conceito de desapropriação?
- Como se dá a desapropriação?
- Quais são as duas etapas do procedimento de desapropriação explique?
- Quais são os fundamentos ou pressupostos da desapropriação?
- Qual o procedimento para a desapropriação?
- Quais são os objetos de desapropriação?
- Por que a desapropriação é mais grave?
- Qual a caducidade da desapropriação?
Qual é o conceito de desapropriação?
Conceito, objeto e modalidades de desapropriação. Desapropriação é a transferência compulsória da propriedade para o poder público com fundamento em utilidade pública, necessidade pública ou interesse social, mediante prévia e justa indenização em dinheiro (art.
Como se dá a desapropriação?
A desapropriação ou expropriação[2] é a transferência compulsória da propriedade do particular ao Poder Público, mediante o pagamento justo e prévio de indenização em dinheiro. Tal ato decorre da supremacia do interesse público e é, portanto, a maior forma de expressão de poder do Público sobre o particular.
Quais são as duas etapas do procedimento de desapropriação explique?
A desapropriação possui duas fases: a declaratória e executória. A fase declaratória é a etapa administrativa, consubstanciada na declaração de utilidade pública, a qual individualiza o bem a ser desapropriado pelo Poder Público.
Quais são os fundamentos ou pressupostos da desapropriação?
4 Pressupostos: Os pressupostos que autorizam a desapropriação, como já mencionado são: a necessidade pública, a utilidade pública e o interesse social; e se encontram previstos no artigo 5º, inciso XXIV da Constituição Federal.
Qual o procedimento para a desapropriação?
- XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição; (grifei)
Quais são os objetos de desapropriação?
- Os objetos de desapropriação podem ser móveis ou imóveis, corpóreos ou incorpóreos, públicos ou privados. Não são passíveis de desapropriação direitos personalíssimos, moeda corrente, pessoas físicas ou jurídicas. Os beneficiários da desapropriação podem ser pessoas de direito público, delegadas ou concessionárias, ou pessoas de direito privado.
Por que a desapropriação é mais grave?
- A desapropriação é um dos instrumentos utilizados pelo Poder Público para intervir no direito de propriedade. É considerada a mais grave intervenção, porque o Estado pega para si determinado bem, fazendo com que seu dono perca o direito de propriedade, mas necessariamente pagando a ele uma compensação justa, em dinheiro.
Qual a caducidade da desapropriação?
- Caducidade da Desapropriação. A caducidade da desapropriação é o ato em que a propriedade do particular é transferida compulsoriamente ao Poder Público, condicionado ao pagamento prévio de indenização em dinheiro. Segundo a doutrinadora ...