O que é o aceite Expresso e O aceite presumido?
Índice:
- O que é o aceite Expresso e O aceite presumido?
- O que é o aceite?
- O que é aceite em duplicata?
- O que é o aceite e quais os tipos de aceite da duplicata?
- Qual o entendimento do STJ sobre o aceite presumido da duplicata?
- O que é aceite em duplicata mercantil?
- O que é um aceite formal?
- Quem dá o aceite?
- Que se entende por aceite ordinário?
- O que é duplicata com e sem aceite?
- Qual a limitação da eficácia do aceite?
- Qual a relação entre aceite e saque?
- Quando é aceite o saque incompleto?
- Quais são os casos de aceite facultativo?
O que é o aceite Expresso e O aceite presumido?
Neste caso, mesmo sem aceitar o título, o sacado obriga-se pelo valor expresso na duplicata. É o chamado aceite presumido. ... A recusa em aceitar a duplicata - deixando de assiná-la ou de devolvê-la - não gera efeitos liberatórios, como ocorre na letra de câmbio em razão da natureza causal do título.
O que é o aceite?
É o ato pelo qual o destinatário da ordem de pagamento aceita pagar o título de crédito, tornando-se devedor principal. ... O aceite é necessário nos títulos de crédito em que o sacador não é o devedor principal, mas outra pessoa, isto é, quando a pessoa que emitiu um Título de Crédito não é a que deve pagá-lo.
O que é aceite em duplicata?
A duplicata é um título de crédito emitido nas vendas efetuadas a prazo. Pelo aceite na duplicata, o comprador assume o compromisso de resgatá-la, na data estipulada, pelo valor determinado.
O que é o aceite e quais os tipos de aceite da duplicata?
O aceite da duplicata poderá ser expresso ou presumido. Caso o comprador/devedor assine a duplicata e a devolva no prazo de dez dias após sua apresentação, ocorre o chamado aceite expresso, tornando a duplicata em um título de crédito exequível.
Qual o entendimento do STJ sobre o aceite presumido da duplicata?
O aceite da duplicata é pleno, ordinário ou ostensivo quando lançado pelo sacado no lado esquerdo inferior do título. ... “Ocorre o aceite presumido quando o protesto se dá por falta de pagamento e existe comprovante de que o devedor tenha recebido as mercadorias, e o sacado não tenha recusado o aceite no prazo legal.
O que é aceite em duplicata mercantil?
Em relação ao aceite, a duplicata deve ser remetida pelo vendedor ao comprador, num certo prazo da lei (art. ... A duplicata mercantil é um titulo de aceite obrigatório, ou seja, independe da vontade do sacado (comprador). Sua recusa só é admissível nos casos previstos pelo art.
O que é um aceite formal?
É um negócio jurídico unilateral, formal, simples, por meio do qual é declarada aquiescência ou concordância com a ordem do pagamento. É, portanto, uma declaração de vontade por meio do qual alguém (geralmente o sacado) concorda expressamente com a ordem de pagamento formulada pelo sacador.
Quem dá o aceite?
Exprime-se pela palavra "aceite" ou qualquer outra palavra equivalente; o aceite é assinado pelo sacado. Vale como aceite a simples assinatura do sacado aposta na parte anterior da letra.
Que se entende por aceite ordinário?
Na execução de duplicata com aceite ordinário, justificam-se maiores cautelas na constatação de sua causa. ... O aceite por presunção decorre do recebimento das mercadorias pelo comprador, quando inexistente recusa formal. Trata-se da forma mais corriqueira de se vincular o sacado ao pagamento da duplicata.
O que é duplicata com e sem aceite?
A duplicata é um título de crédito que sempre corresponde a uma compra e venda mercantil ou a uma prestação de serviço. A duplicata sem aceite é a que não tem a assinatura do devedor.
Qual a limitação da eficácia do aceite?
- Conseqüências: há uma limitação da eficácia do aceite. É um aceite submetido a uma condição suspensiva implícita. Ou seja, até o título ser completado, este aceite não produz efeito. Ocorre nas situações em que há grave risco na recuperação do crédito (grande perígo de inadimplemento irreversível).
Qual a relação entre aceite e saque?
- Há uma correspondência total entre aceite e saque. (melhor situação para o credor). Aceite limitado ou parcial – aceitante se vincula ao pagamento a ordem de pagamento mas por um valor menor do mencionado no saque. Ex: “pela metade”. As obrigações são autônomas.
Quando é aceite o saque incompleto?
- Aparece em duas circunstâncias básicas: ou quando há uma relação afetiva entre o interveniente e o sacador; ou quando há uma relação de natureza societária (sociedade controladora que aceita o título sacado pela sociedade controlada). É o aceite feito em uma letra em branco (com o saque incompleto).
Quais são os casos de aceite facultativo?
- Casos de aceite facultativo: são definidos por exclusão = tudo o que não for aceite necessário. A lei não permite testemunha, ou qualquer outro elemento extracartular para demonstrar o cumprimento do prazo de um ano (haja vista que a data é facultativa no título).