Quais os tipos de caldeiras a vapor?
Índice:
- Quais os tipos de caldeiras a vapor?
- Para que serve uma caldeira de vapor?
- O que são as caldeiras?
- Como as caldeiras são classificadas?
- O que são caldeiras quais seus principais tipos?
- Quais são os 2 tipos básicos de caldeiras?
- Para que serve uma caldeira Aquatubular?
- Qual a importância da caldeira?
- Qual é a função de uma caldeira?
- Quando uma caldeira de vapor ferve a água?
- Como funciona uma caldeira?
- Qual a fonte de calor para uma caldeira?
- Qual a potência do motor da caldeira?
Quais os tipos de caldeiras a vapor?
Quais os principais tipos de caldeira a vapor?
- Caldeira flamotubular. ...
- Caldeira aquatubular. ...
- Caldeira mista. ...
- Caldeira horizontal e caldeira vertical. ...
- Caldeira Lancashire. ...
- Caldeira cornuália. ...
- Caldeira multitubular. ...
- Caldeira locomotiva.
Para que serve uma caldeira de vapor?
As caldeiras produzem vapor para alimentar máquinas térmicas, autoclaves para esterilização de materiais diversos, cozimento de alimentos e de outros produtos orgânicos, calefação ambiental e outras aplicações do calor utilizando-se o vapor.
O que são as caldeiras?
A caldeira é um equipamento de larga utilização na indústria, onde sua principal função é gerar vapor para diversos fins. Estes equipamentos térmicos tão importantes, transformam água em vapor, utilizando para isso a queima dos mais diversos tipos de combustíveis.
Como as caldeiras são classificadas?
Pela NR13, são classificadas em 03 categorias: Categoria A: Operam com pressão igual ou superior a 1.960 kPa (19,98 kgf/cm²) Categoria C: Operam com pressão igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm²) Categoria B: As que não se enquadram nas categorias anteriores.
O que são caldeiras quais seus principais tipos?
Segundo a NR13 (13.4.1.1), caldeiras são equipamentos destinados a gerar e acumular vapor, a pressão superior a atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes. Construtivamente, podem ser classificados em 03 tipos: Aquatubular. Flamotubular.
Quais são os 2 tipos básicos de caldeiras?
As caldeiras disponíveis no mercado industrial podem se dividir em 2 grandes grupos, que apresentam suas respectivas subdivisões. Caldeiras Flamotubulares e Caldeiras Aquatubulares. Veremos as especificidades de cada uma a seguir.
Para que serve uma caldeira Aquatubular?
As caldeiras aquatubulares surgiram para suprir uma demanda que as flamotubulares não conseguiam cumprir até então. Como elas suportam baixas pressões e têm uma pequena superfície de aquecimento, foi uma maneira de aumentar essa capacidade. Esse tipo de caldeira é mais apropriado para demandas maiores de vapor.
Qual a importância da caldeira?
Importância das caldeiras para geração de vapor na indústria farmacêutica e alimentícia. Caldeiras para geração de vapor são equipamentos imprescindíveis em diversos processos industriais que necessitam de altos volumes de vapor, sempre a altas temperaturas e com o máximo de segurança.
Qual é a função de uma caldeira?
As caldeiras produzem vapor d'agua para diferentes atividades: desde aquecimento de água domiciliar, em pequenos equipamentos, até vapor a temperaturas altíssimas, em grandes instalações industriais.
Quando uma caldeira de vapor ferve a água?
- Quando uma caldeira de vapor ferve a água, as bolhas de ar que se rompem ao atingir a superfície, irão carregar pequenas gotas de água junto com o vapor. Ao menos que um superaquecedor seja utilizado, isto irá fazer com que o vapor fornecido torne-se parcialmente úmido (vapor úmido) através do líquido adicionado.
Como funciona uma caldeira?
- Uma caldeira incorpora uma fornalha ou fornalha para queimar o combustível e gerar calor. O calor gerado é transferido para a água para fazer vapor, o processo de ebulição. Isso produz vapor saturado a uma taxa que pode variar de acordo com a pressão acima da água fervente.
Qual a fonte de calor para uma caldeira?
- A fonte de calor para uma caldeira é a combustão de qualquer um dos vários combustíveis, como madeira, carvão, petróleo ou gás natural. A fissão nuclear também é usada como fonte de calor para gerar vapor. Os geradores de vapor de recuperação de calor (HRSGs) usam o calor rejeitado de outros processos, como turbinas a gás.
Qual a potência do motor da caldeira?
- Como a potência do motor era derivada do vácuo produzido pela condensação do vapor, a exigência era de grandes volumes de vapor a uma pressão muito baixa, pouco mais de 1 psi (6,9 kPa). Toda a caldeira era fixada em alvenaria que retinha algum calor.