:

Qual conceito de Parasitologia?

Índice:

  1. Qual conceito de Parasitologia?
  2. O que é Parasitologia e qual a sua importância?
  3. Qual a subdivisão do estudo da Parasitologia?
  4. Qual o interesse na Parasitologia?
  5. Qual diferença entre hospedeiro e reservatório?
  6. Qual é o conceito de Microbiologia e parasitologia?
  7. Qual a importância dos parasitos?
  8. Qual a importância do estudo da parasitologia para o enfermeiro?
  9. Quais os dois tipos de ciclos na relação parasita hospedeiro observado na parasitologia?
  10. Quais os tipos de ciclos da parasitologia?
  11. Como ocorre o parasitismo na natureza?
  12. Qual a origem do parasitismo do homem?
  13. Quais são os mecanismos de agressão e resistência ao parasitismo?
  14. Qual a seqüência do ciclo vital dos parasitas?

Qual conceito de Parasitologia?

A PARASITOLOGIA é a ciência que estuda o parasitismo. O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua sobrevivência, causando prejuízos – ou seja, doenças – ao hospedeiro durante este processo.

O que é Parasitologia e qual a sua importância?

A PARASITOLOGIA é a ciência que estuda o parasitismo. O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua sobrevivência, causando prejuízos – ou seja, doenças – ao hospedeiro durante este processo.

Qual a subdivisão do estudo da Parasitologia?

Parasitologia é a especialidade da biologia que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e relações entre eles. Engloba os filos Protozoa (protozoários), do reino Protista e Nematoda (nematódes), annelida (anelídeos), Platyhelminthes (platelmintos) e Arthropoda (artrópodes), do reino Animal.

Qual o interesse na Parasitologia?

A disciplina Parasitologia visa o estudo dos principais grupos de parasitos de interesse médico-sanitário (protozoários, helmintos e artrópodes). ... A disciplina será ministrada, como mostra o programa, sob a forma de aulas teóricas, práticas, trabalhos especiais, vídeos e avaliações teórico-práticas.

Qual diferença entre hospedeiro e reservatório?

O hospedeiro intermediário, igualmente imprescindível no ciclo vital do parasita, onde este desenvolve alguma ou todas as fases larvais ou juvenis. O hospedeiro reservatório é o que abriga, tanto quanto o hospedeiro primário, a um agente infeccioso ou parasita que pode invadir ocasionalmente também o organismo humano.

Qual é o conceito de Microbiologia e parasitologia?

Como dito, a microbiologia se dedica ao estudo dos seres microscópicos, ou seja, aqueles que dificilmente podem ser vistos a olho nu. A parasitologia é a ciência que estuda, exclusivamente, os seres que habitam outros organismos vivos, seja permanentemente ou temporariamente.

Qual a importância dos parasitos?

Por exemplo, muitas infecções por parasitos elevam a mortalidade ou retardam o crescimento dos respectivos hospedeiros. Parasitos em geral, portanto, podem ter um importante papel no controle da população de hospedeiros que competem por recursos finitos.

Qual a importância do estudo da parasitologia para o enfermeiro?

Para quem lida com a saúde humana, a parasitologia oferece ferramentas para conhecer os causadores de várias doenças, incluindo as famosas verminoses (tão comuns na infância) e as ectoparasitoses (explicadas mais à frente), assim como as medidas Profiláticas e Terapêuticas cabíveis em cada doença.

Quais os dois tipos de ciclos na relação parasita hospedeiro observado na parasitologia?

1- Ciclo heteroxeno: *Definitivo: Quando o parasita se reproduz neste, de forma sexuada e/ou é encontrado em estágio adulto. *Intermediário: Se o parasita no hospedeiro só se reproduz de forma assexuada ou se encontra exclusivamente sob forma larvar (helmintos).

Quais os tipos de ciclos da parasitologia?

Ciclo monoxênico: Quando o parasita possui um único hospedeiro; Ciclo heteroxênico: Quando o parasita possui mais de um hospedeiro.

Como ocorre o parasitismo na natureza?

  • Os seres vivos na natureza apresentam grande inter-relacionamento, que varia desde a colaboração mútua (simbiose) até o predatismo e canibalismo. O parasitismo seguramente ocorreu quando na evolução de uma destas associações um organismo menor se sentiu beneficiado, quer pela proteção, quer pela obtenção de alimento.

Qual a origem do parasitismo do homem?

  • A origem do parasitismodo homem pode ser deduzida a partir de vários dados, onde se destacam achados paleoparasitologicos, comparaçõesgenéticase afinidades entre diferentes hospedeiros comuns.

Quais são os mecanismos de agressão e resistência ao parasitismo?

  • 13 - MECANISMOS DE AGRESSÃO E RESPOSTA ÀS PARASITOSES 1- Patogenia e manifestações clínicas ao parasitismo É o conjunto de mecanismos lesionais respectivos determinados no decorrer do parasitismo ao organismo parasitado, incluindo-se também as agressões determinadas pela reação do hospedeiro.

Qual a seqüência do ciclo vital dos parasitas?

  • I.7 - CICLO VITAL (ONTOGÊNICO, BIOLÓGICO OU DE VIDA) DOS PARASITAS É a seqüência das fases que possibilitam o desenvolvimento e transmissão de determinado parasita.