:

O que se entende por educação especial?

Índice:

  1. O que se entende por educação especial?
  2. Qual é a definição e o papel da educação especial na atualidade?
  3. Como é a educação especial no Brasil?
  4. Qual é a diferença entre educação especial e educação inclusiva?
  5. Quais são os serviços da educação especial?
  6. O que é educação especial e inclusiva?
  7. Quais são os objetivos da Educação Especial?
  8. Qual é a importância da Educação Especial?
  9. Quando começou a educação especial no Brasil?
  10. Como era a educação especial na década de 70?
  11. Qual a relação entre educação especial e educação especial?
  12. Por que a educação especial está em desenvolvimento?
  13. Qual a origem da Educação Especial?
  14. Como os serviços eram desenvolvidos pela área da Educação Especial?

O que se entende por educação especial?

Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.”

Qual é a definição e o papel da educação especial na atualidade?

A educação especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

Como é a educação especial no Brasil?

Atualmente, apenas 30% das escolas que registram matrículas de alunos com deficiência oferecem atendimento educacional especializado. Além disso, somente 26% contam com salas de recursos multifuncionais e apenas 4% dos professores que atuam nessas escolas têm formação específica em educação especial.

Qual é a diferença entre educação especial e educação inclusiva?

Qual é a diferença entre Educação Especial e Inclusiva? A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.

Quais são os serviços da educação especial?

A Educação Especial oferta serviços de sala de recursos multifuncionais, sala de enriquecimento curricular, atendimento em ambiente hospitalar, atendimento domiciliar, professor auxiliar, professor intérprete, profissional de apoio, códigos aplicáveis, atividades básicas de vida diária (AVD), Orientação e Mobilidade ( ...

O que é educação especial e inclusiva?

A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.

Quais são os objetivos da Educação Especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Qual é a importância da Educação Especial?

A disciplina de Educação Especial se constitui como uma importante área de conhecimento para a promoção da inclusão social, principalmente em um país com uma enorme quantidade de “diferenças” sociais e culturais.

Quando começou a educação especial no Brasil?

A educação especial surgiu com muitas lutas, organizações e leis favoráveis aos deficientes e a educação inclusiva começou a ganhar força a partir da Declaração de Salamanca (1994), a partir da aprovação da constituição de 1988 e da LDB 1996.

Como era a educação especial na década de 70?

Na década de 70 acontece um fato marcante na maneira como a educação especial passa a ser vista: as escolas especiais passam a ser destino para as pessoas com necessidades educacionais especiais. ... A escola não se via obrigada a se preparar para apresentar condições de integrar a pessoa com deficiência ao seu espaço.

Qual a relação entre educação especial e educação especial?

  • Estabelecendo uma relação mais ampla, podemos resgatar documentos de muitas décadas atrás que poderiam abarcar a educação especial, como a DUDH, proclamada em 1948. Ela menciona, em seu artigo 26, que “toda a pessoa tem direito à educação” e que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”.

Por que a educação especial está em desenvolvimento?

  • Contudo, no Brasil, a educação especial é um processo que ainda está em desenvolvimento, havendo muito preconceito, medos e resistência. De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) é garantido que todos os alunos com necessidades especiais possam estudar em escolas regulares, desde a educação infantil até o ensino superior.

Qual a origem da Educação Especial?

  • Desde a sua origem, a Educação Especial é um sistema separado de educação das crianças com deficiência, fora do ensino regular. Tal sistema baseia-se na noção de que as necessidades dessas crianças não podem ser supridas nas escolas regulares. Existem três categorias de necessidades especiais:

Como os serviços eram desenvolvidos pela área da Educação Especial?

  • Mas, em ambos os casos, os serviços eram desenvolvidos pela área da educação especial, até então estruturada como uma modalidade substitutiva do ensino comum.